Numa postagem em redes sociais, a revista Invoga
agradeceu ao secretário Arialdo Pinho, após voo de helicóptero para
Jericoacoara. O caso gerou insinuações
Uma
revista cearense causou constrangimento à Secretaria de Turismo do Ceará
(Setur), após publicação realizada no Instagram. Profissionais da revista
de moda Invoga postaram uma foto, na última sexta-feira (27), que passaria
batida, caso não houvesse um agradecimento ao secretário da pasta, Arialdo
Pinho.
“Chegamos Jeri! E a brincadeira só começou! Agradecimento mais que especial ao Secretário @arialdopinho e o Governo do Estado #invogaexperience (sic)”. Esse era o texto da primeira publicação, que causou revolta e críticas nas redes sociais. Logo após comentários de internautas insatisfeitos com o suposto patrocínio nos translado aéreo por parte do Governo do Estado, a foto foi deletada e repostada com somente as duas primeiras frases.
Posteriormente, a revista publicou a imagem de uma nota fiscal da empresa Terral Táxi Aéreo Ltda, no valor de R$ 9 mil. O total também gerou polêmica nas redes sociais, que apontaram um preço acima do realmente cobrado. O Tribuna do Ceará entrou em contato com algumas empresas de transporte aéreo. O valor cobrado, porém, está dentro do estipulado no mercado cearense, que cobra por hora.
Uma publicação de perfil que satiriza a ex-prefeita Luizianne Lins no Twitter, que critica a atual gestão do Governo do Estado, apontou que o helicóptero utilizado na viagem seria o mesmo usado pelo governador Camilo Santana (PT) durante a campanha eleitoral de 2014.
Em contato com o secretário de Turismo, o Tribuna do Ceará perguntou sobre o envolvimento de seu nome na postagem. “Eu não tenho envolvimento com nada daquilo. Coisa de jornalistas. Não tenho nada com nada. O que posso fazer… [Os profissionais] são conhecidos. É conhecido da minha filha, e aí deve está querendo bajular. Não existe nada disso”, declarou.
Retratação?
A reportagem tentou contato com o responsável pela revista, mas ele não estava na sede. Mesmo assim, o grupo Invoga publicou, no último sábado (28), uma nota justificando o que havia acontecido, ressaltando que só utiliza produções de parceiros e divulgadores privados.
“Ainda assim, para esta próxima edição, e extremamente agradecido ao Governo do Estado do Ceará, bem como ao Sr. Arialdo Pinho, que fora extremamente zeloso em indicar roteiros e locais para que a Revista InVoga realizasse trabalhos fotográficos na maravilhosa praia de Jericoacoara. Assim, explicitamos que em nenhum instante o Governo do Ceará patrocinaram ou financiaram (sic) viagem em aeronave deste estado para a equipe da revista. Pelo contrário, o grupo V e M Produções e Entretenimento LTDA, detentora da marca InVoga, foi o único a produzir a suas expensas, viagem de equipe a esta praia”.