Ceará sofre aumento de 10,3% na conta de energia elétrica








O consumo de energia elétrica vai pesar no bolso do cearense em 2015. Nesta segunda-feira (2), entrou em vigor a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (27).

O valor do reajuste para o Ceará é de 10,3%. Segundo o especialista em eficiência energética, Tomaz Nunes, a expectativa é de que três reajustes na conta de energia devem ser realizados neste ano. Atualmente, segundo o site da Aneel, o custo de 1 kW é de 0,35 centavos no Ceará. Com o reajuste, o valor deve subir para 0,38 centavos.

Na prática, uma pessoa que consome 50 kW por mês deve pagar R$ 19. Antes, o valor apenas pelo consumo deveria ser de R$ 17,50. O professor Tomaz Nunes destaca que os reajustes devem estimular a redução do desperdício de energia em todo o país.

O próximo reajuste tarifado anualmente pela Aneel deve entrar em vigor em maio deste ano. Apesar de ainda não confirmado, segundo Tomaz Nunes, o percentual para os consumidores de baixa tensão deve ser de 19%, enquanto as indústrias consideradas de alta tensão deve ser de 44%.


(Foto: Tiago Celestino/Flicker/Creative Commons / Matéria: Tribuna do Ceará)

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem