Economia cearense fecha 2014 acima do índice nacional

PIB de 2014 fechou em 4,36%

A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 4,36%, em 2014, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Esse índice é superior ao resultado nacional de 0,1%. Há sete anos, os números cearenses são melhores que do Brasil. 

O setor agropecuário foi o que apresentou melhor desempenho anual, com um crescimento de 65,07%, bem superior ao nacional no mesmo período, de 0,4%. O segundo lugar ficou com Serviços, com evolução de 3,59% (nacional foi de 0,7%). A indústria registrou índice negativo de 1,87%

“Poderíamos ter crescido mais. A nossa participação na riqueza do país ainda é baixa, pouco mais de 2%”, afirma Flávio Ataliba, diretor geral do Ipece. Entre os fatores que alavancaram o crescimento do PIB CE, fechado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está o setor de serviços, que representam mais de 70% da economia do Estado. 

De acordo com Flávio, outro dado contribuiu foi a agropecuária. Mas com 3,5 do PIB CE o impacto ainda é baixo. “A aposta estratégica do Governo é no turismo, com serviços que possam segurar o turista no estado”.
Por Carol Kossling
carolkossling@opovo.com.br
Via O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem