Com ponderação de participação, CE tem segunda melhor média do Brasil

A nova análise é feita pela Seduc e considera a taxa de 79,4% de participação dos alunos. Com novo cálculo, Estado fica atrás apenas do ES

Se considerada a taxa de participação dos alunos da rede estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ceará sai da 19ª para 2ª posição entre as melhores médias do País. No Nordeste, o novo cálculo, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), faz com que as escolas públicas estaduais ocupem o primeiro lugar no ranking - e não o quinto, como divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 11, Dia do Estudante. A análise da Seduc considera o percentual de 79,4% de participação dos alunos no Enem, o segundo maior do Brasil, atrás apenas do Espírito Santo (81,7%). A participação é contabilizada considerando a presença dos alunos do 3º ano do ensino médio nos dias de prova e na redação em relação à matrícula escolar daquela série.

O coordenador de Avaliação e Acompanhamento de Educação da Seduc, Rogers Mendes, explicou que a ponderação das médias, que considera as taxas participativas, é um dado mais fiel à realidade escolar e possibilita uma análise mais detalhada da rede de ensino. "A ponderação é uma média mais justa, porque é um cálculo mais próximo da realidade. A média divulgada inicialmente esconde uma defasagem, que é a seleção de alunos. Ou seja, se o Estado não estimula, apenas os mais preparados fazem o Enem", explicou.

POLÍTICA DE INCLUSÃO

Conforme Rogers, apenas Ceará e Espírito Santo desenvolvem uma política de incentivo aos alunos para participação no Enem.Os estados seriam os únicos a elaborarem uma análise da rede a partir desses dados."A escola pública tem que ser de inclusão, não pode reproduzir a desigualdede existente. O Enem é uma oportunidade de acesso e, aliado a isso, ainda temos um indicador para nos dar um retorno de como o ensino está", avaliou. Ainda conforme os dados da Seduc, das 583 escolas participantes no Enem, 211 têm indicador socieconômico baixo, 227 têm indicador médio baixo e 33 muito baixo.


MÉDIA ESCOLAS ESTADUAIS DO CEARÁ NO ENEM 2014

NO BRASIL

COM PONDERAÇÃO - 369 (2ª posição)- Atrás do Espírito Santo, com média 387.

SEM PONDERAÇÃO - 460 (19ª posição)

NO NORDESTE

COM PONDERAÇÃO - 268,51 (1ª posição)
SEM PONDERAÇÃO - 368,51 (5ª posição)
Redação O POVO Online

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem