Após 4 crimes envolvendo estrangeiros em 1 ano, moradores cobram delegacia em Jericoacoara

A delegacia de Jijoca de Jericoacoara funciona até quinta-feira. Nos fins de semana, é preciso viajar até 200 km para fazer BO. Para moradores, o Governo do Estado precisa agir após estupro de turista alemã


Os seguidos crimes em Jericoacoara, na cidade de Jijoca, a 287 km de Fortaleza, parecem não ter afetado o interesse pela praia do Ceará mais famosa internacionalmente. Para a virada do ano, são esperados 12 mil turistas, mais de 3 vezes a população da vila (de 3.500 pessoas), segundo o presidente do Conselho Comunitário, Elenildo Silva. O mais recente reforça a cobrança por uma delegacia na praia.
Com a denúncia de que uma turista alemã havia sido estuprada e assaltadano último sábado (26), Elenildo arrisca que os turistas ainda não se sentem preocupados. Entretanto, os moradores sentem na pele a dor do que ocorre em sua terra.
“Jericoacoara infelizmente não é a mesma de 20 anos atrás. A gente saía de casa de madrugada, passeava pela duna do pôr do sol. Quando aconteceu esse negócio (o estupro de uma turista alemã), foi bem atrás da duna. O pessoal tem que tomar cuidado aqui, e em qualquer canto”, enfatizou.
“Jericoacoara infelizmente não é a mesma de 20 anos atrás. O pessoal tem que tomar cuidado aqui, e em qualquer canto”. (Elenildo Silva)
O que a população pede é a criação de uma delegacia na localidade. Elenildo até chegou a pleitear a instalação, mas sempre foi “desiludido”. Segundo ele, havia sempre a desculpa de que é necessário preencher alguns requisitos – como o número de habitantes – para o benefício.
“Depois desses crimes, acho que é obrigação do Governo do Estado. A pessoa que foi estuprada ter que viajar 200 quilômetros para registrar um BO? Aqui é muito visitado, tem muito investimento, mas o governo maltrata muito Jeri. A delegacia de Jijoca só funciona até quinta-feira. Depois, se acontecer alguma coisa, a gente te que se virar”.
Policiamento insuficiente
Com a festa de Réveillon se aproximando, o número de policiais em Jericoacoara é reforçado. Antes com apenas 12 PMs, a quantidade vai para mais de 20, de acordo com o presidente do Conselho Comunitário.
Entretanto, o problema não seria o número, mas a forma de patrulhamento. Os moradores avistam policiais apenas dentro dos carros, percorrendo as dunas. “Não tem policiamento a pé. Quando tem algum furto, eles não consegue ver, porque estão dentro dos veículos”, critica.
Em contato com a Polícia Militar, em nota, foi informado que o policiamento da praia de Jericoacoara, bem como demais localidades onde ocorrerão eventos festivos alusivos ao Réveillon, receberá reforço conforme análise de necessidade dos comandantes.
Outros crimes
A italiana Gaia foi encontrada morta no dia 25 de dezembro de 2014. O corpo da turista estava próximo à Pedra Furada, um dos principais pontos turísticos da região. Um ano após a morte da turista italiana Gaia Molinari, a polícia cearense não tem respostas sobre a autoria do crime.
Os investigadores chegaram a considerar três possibilidades, sendo eles um casal estrangeiro, formado por uma francesa e um uruguaio; um italiano instrutor de windsurfe; e a farmacêutica Mirian França de Mello, que chegou a ficar detida por um mês após prestar informações contraditórias à polícia. Sem um desfecho, a família da italiana continua à espera das investigações.
Também em Jericoacoara, o escritor argentino Leonardo Iudicello foi visto pela última vez no dia 15 de julho deste ano. Na ocasião, a barraca em que o argentino supostamente dormia pegou fogo no camping Natureza, e desde esse dia ninguém mais o viu. A Interpol investiga o caso.
No dia 19 de novembro, o dono de uma pousada, o italiano conhecido como Chiquinho da Helena, de Jericoacoara, e seu funcionário José Edson de Albuquerque foram mortos. Os corpos foram encontrados dentro de uma Hilux na área da praia da Tatajuba, na vizinha Camocim. Nenhum caso foi encerrado.
Acompanhe o caso:
Via Tribuna do Ceará

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem