Famílias de presos são alvos de golpe

Famílias de pessoas que se encontram presas no Ceará têm sido vítimas de crime de estelionato. A Vara Única de Audiências de Custódia de Fortaleza divulgou, ontem, a existência da prática do golpe da "falsa fiança" contra os parentes dos presos.
Criminosos descobrem telefone de parentes de pessoas presas e passam a fazer ameaças, como transferência do preso, caso sejam desobedecidos
De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), as vítimas são levadas a fazer um depósito em dinheiro com a promessa de que os parentes serão liberados após a confirmação do pagamento.
O valor médio por golpe, conforme o Tribunal, estaria em torno de R$ 1.500, segundo relatos das vítimas.
Segundo o TJCE, os estelionatários descobrem os telefones dos cônjuges ou parentes das pessoas que se encontram presas. O golpe tem início quando os suspeitos ligam para esses parentes e se identificam como se fossem autoridades de segurança pública, como promotores, procuradores de Justiça ou delegados de Polícia.
As vítimas são então informadas pelos golpistas que devem depositar, geralmente o valor de R$ 1.500, na conta bancária do estelionatário para pagar a fiança do réu.
Caso a vítima se recuse ou demore a efetuar a solicitação, o criminoso passa a fazer pressão psicológica, afirmando que, se o valor não for depositado dentro do tempo exigido, o preso será transferido para uma penitenciária e terá o período de prisão ainda maior. Pressionada, a vítima se vê obrigada a efetivar o pagamento da quantia.
Com o dinheiro na conta bancária depositado pela vítima, o suspeito não entra mais em contato com os familiares e desaparece. As famílias, em geral, só se dão conta do crime quando vão em busca do parente, que permanece preso.
Investigados
A juíza responsável pela unidade judiciária, Marlúcia Bezerra, esclareceu que "todos os fatos desta natureza que chegaram à Vara estão sendo devidamente investigados para que seus autores sejam identificados, processados e punidos com os rigores da lei penal".

Via Diário do Nordeste

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem