Número de votos em branco e nulos supera vantagem de Roberto Cláudio no 2º turno

Número de votos em branco e nulos somou 110.444 eleitores, mais que a vantagem de Roberto Cláudio sobre Capitão Wagner
Apesar do elevado número de votos nulos e brancos, registro caiu em relação ao primeiro turno (FOTO: Reprodução)

Mais de 1,5 milhão eleitores foram às urnas no 2º turno das eleições municipais em Fortaleza. Um dado chamou atenção após a apuração total dos votos. Neste ano, o número de votos em branco e nulos poderia ter mudado o resultado das eleições para a prefeitura.
Conforme os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Roberto Cláudio (PDT) foi reeleito com 678.847 votos (53,57%), sendo 90.396 votos a mais do que o adversário, o deputado estadual Capitão Wagner (PR), que teve 588.451 votos (46,43%). O número de votos em branco (26.453) e nulos (83.991) somou 110.444.
Caso esses eleitores tivessem se decidido pelo segundo colocado, o resultado seria diferente. Já a abstenção foi de 314.915 eleitores. Somado ao número de brancos e nulos, foram 425.359 eleitores que não abraçaram nenhuma das candidaturas finalistas. 
Em entrevista à Rádio Tribuna Bandnews FM, o cientista político Uriban Xavier avaliou que o resultado significa que as pessoas se manifestam politicamente, mesmo não exercendo o direito do voto.
“O que tem que fazer é uma mudança na cultura política. Eu não posso dizer que uma pessoa que não votou está desperdiçando o voto dela, até porque isso pode ser um protesto dela. Ela pode estar pensando: eu posso exercer melhor a minha cidadania ao não compactuar com essa situação. É uma visão política que está sendo discutida”, ressaltou o especialista.
Em Caucaia, o segundo maior domicílio eleitoral do Estado e que pela primeira vez teve uma disputa em segundo turno, as abstenções chegaram a 20%. Cerca de 5,4 mil eleitores votaram em branco e mais de 16 mil anularam os votos. O município tem 213 mil eleitores aptos a votar.
Em todo o Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, mais 10,7 milhões de pessoas deixaram de votar. O quantitativo da Corte Eleitoral considera ainda os votos brancos e nulos.
Confira a entrevista do especialista ao repórter Jackson de Moura, da Rádio Tribuna Bandnews FM:
Audio Player
Audio Player

Queda de votos brancos e nulos 
Apesar de ter sido grande, o número de votos brancos e nulos nas eleições de Fortaleza obteve uma queda em relação ao primeiro turno. No dia 2 de outubro, 117.785 pessoas anularam o voto ou decidiram votar em branco. O resultado das urnas se torna curioso, uma vez que os eleitores tinham oito opções no primeiro turno e apenas duas no segundo turno. 
Reeleição com nova administração
A reeleição de Roberto Cláudio, na capital cearense, fortalece a candidatura do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, à presidência da República em 2018. Entretanto, ao mesmo tempo, enfraquece os planos do senador cearense Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, de se candidatar ao governo do Estado nas próximas eleições.
No segundo mandato, Roberto Cláudio terá como vice-prefeito o deputado federal Moroni Torgan (DEM-CE). O atual vice-prefeito, Gaudêncio Lucena (PMDB), concorreu a vice na chapa de Capitão Wagner, que foi derrotada. Com isso, terá de deixar o cargo a partir de janeiro de 2017, mês no qual inicia o segundo mandato do pedetista.
Tribuna do Ceará

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem