Força dos ventos até o novembro é três vezes maior que a média anual. Ventos fortes ocorrem no Ceará nos meses de tempo mais seco.
Neste mês de outubro, o Ceará tem médias diárias de ventos com 30 km/h, além de rajadas que chegam a 60 km/h. Normalmente, a média diária no estado é de ventos com 10 km/h e rajadas de R$ 20 km/h.
O período de ventos fortes, que ocorre nos meses mais secos no estado, deve se estende até novembro, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
"Sempre no segundo semestre, no período seco do estado do Ceará, ocorre a intensificação dos ventos no nosso estado. Então os ventos alísios passam a soprar com mais intensidade, com média mensais em torno de 30 km/h, mas com rajadas muito frequente variando entre 50 e 60 km/h, que é o que nós temos visto nesses últimos dias", explica o meteorologista da Funceme David Ferran.
Nesta época do ano, o Corpo de Bombeiros recebe vários pedidos de poda de árvores, para evitar que elas caiam com a força dos ventos. De janeiro a outubro de 2014, foram 367 chamadas com objetivo de prevenir acidentes com vento.
Via G1