O Governo Federal destinou R$ 20 milhões para obras de combate aos efeitos da seca no Ceará. Os recursos já foram liberados, são oriundos da chamada repatriação e chegam por meio da reativação de convênios entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), estados e municípios.
O enfrentamento da crise hídrica tem sido uma das principais bandeiras de atuação do senador Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado Federal, que garantiu mais R$ 35 milhões na Lei Orçamentária Anual para ações de segurança hídrica no Ceará, e seu uso será definido em breve, por meio de ações do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).
Os valores serão utilizados para a construção de cisternas, microaçudes e programas de acesso à água. A responsabilidade de execução das obras é do Governo do Estado e a fiscalização fica por conta do MDSA.
Os municípios do Ceará beneficiados de imediato são: Abaiara, Acarape, Aiuaba, Alto Santo, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Arneiroz, Assaré, Baixio, Banabuiú, Barbalha, Barreira, Barro, Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Caridade, Cariré, Caririaçu, Cariús, Catunda, Caucaia, Cedro, Coreaú, Crateús, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Farias Brito, Forquilha, Frecheirinha, General Sampaio, Groaíras, Guaramiranga, Hidrolândia, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itapipoca, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Juazeiro do Norte e Jucás.
Fonte: Roberto Moreira.