Ainda não há informações oficiais sobre a intensidade das precipitações no Estado pela Funceme
Fortaleza e alguns municípios do interior do Ceará amanheceram com chuva neste domingo (18). Não há informações oficiais sobre a intensidade das precipitações e o número de cidades afetadas porque a queda de uma árvore sobre um fio que fazia a distribuição de energia para a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) retirou do ar o site do órgão.
As precipitações estão favorecidas pelos sistemas meteorológicos característicos da pré-estação chuvosa no Estado, segundo meteorologistas da Funceme. Ao longo da semana, o órgão já previa que este fim de semana apresentaria chuvas com intensidade moderada na faixa litorânea.
Na última sexta-feira, por exemplo, as chuvas banharam 21 municípios. Caririaçu, na região do Cariri, registrou a principal precipitação, com 59 milímetros. A região foi a área mais atingida pelas chuvas. Missão Velha apresentou 55mm e Barbalha, 35mm.
Interior
Chuvas intensas banharam municípios das regiões Centro-Sul e do Sertão Central. As informações têm por base a leitura de pluviômetros particulares em localidades rurais, sítios e nos centros urbanos.
Em Milhã a chuva variou entre 100mm e 120mm. Em Solonópole, no sítio Boa Fé, choveu 130mm. Na sede do município, foram registrados 90mm. Em Orós, foi registrado chuva de 62mm. Na cidade de Iguatu, o pluviômetro da Cooperativa de Iguatu (Coiguatu) registrou 60mm e no sítio Penha, 68mm.
Em Sobral e em cidades da região Norte, como Hidrolândia, Santa Quitéria e Ipueiras, também registraram precipitações. Em Ipu, o dia amanheceu nublado e, por voltas das 8h, uma chuva fina banhou a cidade. Também amanhecerem com chuva as cidades de Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Croatá e Carnaubal, todas localizadas na Serra da Ibiapaba.
Diario do Nordeste