Gestores aderem ao decreto de emergência devido à seca já registrada em 134 município do Ceará


Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará

No Ceará, 137 municípios estão em situação de emergência por causa da estiagem ou seca, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. Na mais recente atualização dos municípios em situação de emergência, mais cinco cidades alegaram necessidade de recursos e ações para mitigar os efeitos da seca prolongada, aguardando a homologação da União.

Com isso, somam- se mais de 25 municípios da região do Cariri nessa situação. Diante do contexto, os gestores municipais esperam receber recursos do Governo Estadual e do Federal para promover ações de convivência com a seca. Em Campos Sales, Salitre e Araripe, por exemplo, a solução definitiva é aguardada desde a gestão do ex-governador Lúcio Alcântara.

Na primeira cidade, o Açude Poço da Pedra, que abastece a população, está com 3% de sua capacidade, tornando-se imprópria para o consumo humano. Em Salitre, moradores têm comprado água de carros-pipa, no valor aproximado de R$ 300, oriunda de Pernambuco.

Como obra definitiva, os gestores e moradores das respectivas localidades aguardam o funcionamento da adutora do Poço da Serra dos Desapregados, em Araripe. O prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro (PT), já demonstrou sua insatisfação com a demora da obra, pendente por conta de uma bomba. O objeto chegou a ser comprado pelo governador Camilo Santana (PT), mas não funcionou.


Ceará News

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem