Vila de Jericoacoara é atendida com mutirão

Jericoacoara-CE; III Mutirão de Limpeza do Parque Nacional de Jericoacoara reuniu moradores e turistas por uma boa causa.
Jijoca de Jericoacoara- Cerca de 220 pessoas, entre moradores e visitantes da Vila de Jericoacoara, no Litoral Oeste do Ceará, participaram da atividade, iniciada na Usina de Reciclagem, na entrada da Vila. As equipes do mutirão foram distribuídas em oito regiões diferentes do Parque Nacional, percorrendo todo o entorno da Vila, a Estação de Tratamento de Esgoto, praia e Duna do Pôr do Sol, Mangue Seco, Serrote e Pedra Furada, Riacho Doce e distrito de Preá, abrangendo os dois municípios dos quais a Unidade de Conservação faz parte: Jijoca de Jericoacoara e Cruz.


Resíduos
De acordo com informações da Secretaria de Turismo do Ceará, as belezas naturais de Jeri, como é conhecida, tem aumentado a procura por visitantes de todo o mundo. Em 2015 foram 942 mil visitantes, 85 mil a mais que no ano anterior, o que preocupa o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que administra Unidade de Conservação onde está Instalado o Parque Nacional de Jericoacoara, que tem o turismo como atividade constante.
Ainda de acordo com o Instituto, o incremento do número de turistas aumenta também a quantidade de resíduos sólidos gerados. Com os grandes ventos característicos da região, o lixo deixado nas ruas da Vila, ou nas localidades do entorno, é espalhado pelo Parque, convertendo-se em sério problema ambiental. Pensando nisso, a equipe gestora da unidade, junto com parceiros, promoveu o III Mutirão de Limpeza do Parque Nacional de Jericoacoara.

Coleta
Ao todo, foram recolhidos 452 sacos de lixo de todo o Parque como sacos e garrafas plásticas, materiais de pesca, latinhas de cerveja e refrigerantes, vidro, isopor, etc. Em outro momento, os participantes fizeram a caracterização do lixo, com o apoio dos trabalhadores da Usina, retirando uma amostra de 10% do lixo de cada região para que pudessem ser verificadas sua procedência e características.
Segundo a analista ambiental do ICMBio, Kátia Carneiro, responsável pela mobilização, a parceria com as organizações locais foi importante para a realização da ação. “O mutirão de limpeza foi uma grande demonstração de união e dedicação à causa ambiental. A cada evento sentimos mais fortalecidos os vínculos entre a comunidade local e o Parque Nacional de Jericoacoara”, afirmou.

Educação ambiental
Esta é a terceira edição do mutirão, e ainda segundo a analista ambiental, “após a caracterização do lixo, os dados serão analisados pensando-se em um projeto de educação ambiental voltado às comunidades do entorno do Parque. O objetivo é focar nos resíduos que foram encontrados em maior quantidade e trabalhar para que as pessoas se responsabilizem mais pelo lixo que geram”, afirmou. Entre os participantes do mutirão estiveram empresários, guias, vendedores ambulantes, canoeiros, velejadores, prestadores de serviços, analistas ambientais e voluntários do parque, além de moradores e turistas.

Diário do Nordeste

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem