Dia 25 de março é feriado estadual e, por isso, o Sindipostos diz que estabelecimentos ficarão fechados
Diario do Nordeste
A maioria dos postos de combustíveis do Estado estará fechada no próximo domingo (25), feriado em que comemora-se a Data Magna do Ceará. Em comunicado, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) informou que os estabelecimentos não funcionarão nos feriados.
Em Juazeiro do Norte, no sábado (24) é dia santificado de Santa Luzia e os postos também devem fechar. Entretanto, já há estabelecimentos que fecharam acordos parciais para abrir na data Magna. De ontem para hoje, em Fortaleza, o litro da gasolina já pode ser encontrado a R$ 4,28. Antes, o preço mais comum era R$ 4,37.
Sindipostos
Em nota, o Sindipostos informou que "reiteramos que o não funcionamento dos postos de combustíveis nos feriados não decorre de uma decisão deste sindicato patronal e sim pelo fiel e irrestrito cumprimento da legislação trabalhista. Dessa forma, a fim de evitar repercussões negativas e desconfortos em razão do fechamento desses estabelecimentos, sugerimos que os consumidores se programem quanto ao abastecimento dos seus veículos e contamos com a compreensão de todos", comunicou o Sindispostos nessa sexta-feira (23).
Acordos próprios
De acordo com o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sinpospetro-CE), duas empresas já fecharam acordos coletivos próprios com o sindicato laboral e terão autorização para operar no próximo domingo.
Outros proprietários de postos de gasolina também estariam se direcionando ao sindicato para fazer o mesmo e obter a permissão para abrir no feriado.
Ainda de acordo com o sindicato laboral, a reunião que deveria ter sido realizada nessa sexta-feira (23) com o Sindipostos-CE foi adiada para o próximo dia 6 de abril. Até lá, ainda sem convenção coletiva, os postos não poderão abrir nos feriados, com exceção daqueles que fecharem acordos coletivos próprios, como vem ocorrendo com alguns estabelecimentos da Capital.
Último feriado
No último feriado, no dia 19 de março, os estabelecimentos também ficaram fechados por falta de acordo entre os sindicatos patronal e laboral. A questão diz respeito ao entendimento de ambos das novas leis, em vigor no País desde a Reforma Trabalhista, no ano passado, no que tange especialmente ao regime de trabalho durante os feriados.
Apesar do impasse, alguns postos de combustível funcionaram na segunda-feira (19), em Fortaleza, mesmo não tendo havido acordo entre os sindicatos patronal e laboral sobre o atendimento no feriado de São José.
No posto Ipiranga, localizado no cruzamento entre as ruas Ildefonso Albano e Padre Valdevino, na Aldeota, houve grande movimentação. Os veículos fizeram fila que dobrou o quarteirão. Apenas dois frentistas faziam o atendimento naquele feriado. As correntes, indicando o fechamento do posto, não foram empecilho para quem queria e precisava abastecer.
De acordo com o presidente do Sinpospetro, Ardilis Arrais, pelo menos oito postos abriram, de maneira irregular, nessa segunda-feira, na Capital. "Reunimos provas e vamos encaminhar ao Ministério do Trabalho, para que os notifique", disse.
Diario do Nordeste