Ao longo de 2017, o Parque Nacional da Tijuca, onde está o Cristo Redentor, garantiu a liderança no ranking das unidades de conservação nacionais mais visitadas do País. Foram mais de 3,3 milhões de visitantes. O sucesso do parque carioca reflete o crescente interesse do público pelo ecoturismo no País.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), responsável pela gestão de parques, florestas e áreas de proteção ambiental, o número de visitantes nas unidades de conservação nacionais aumentou 20%.
No ranking brasileiro, o segundo lugar ficou com o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná que recebeu 1,8 milhão de pessoas. O principal atrativo do local são as monumentais Cataratas do Iguaçu, consideradas patrimônio natural da humanidade da Unesco, na Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu (Brasil, Argentina e Paraguai).
O Ceará também aparece na lista com o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), que desde o ano passado ganhou um aeroporto para voos diretos e foi o terceiro em número de visitantes: em torno de 800 mil.
Biodiversidade
Com muito ainda há ser descoberto, o Brasil é considerado o país número 1 em atrativos naturais segundo o Fórum Econômico Mundial. Os parques nacionais são destaque pela beleza e diversidade que compõem as paisagens que encantam turistas brasileiros e estrangeiros.
Outros destinos que aliam belezas naturais e atrações turísticas também entraram na lista dos mais visitados como a Reserva Extrativista Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ), que aparece na quarta colocação; e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) que surge em quinto lugar.
O arquipélago é outro destino brasileiro reconhecido pela Unesco e ocupa o topo da lista das mais belas praias do mundo. Todas as unidades de conservação oferecem uma excelente infraestrutura turística e de lazer.
Diário do Nordeste