A guerra entre traficantes promoveu mais um momento de tensão e medo na população da cidade de Santana do Acaraú, região noroeste do Ceará, a pequena cidade perdeu o status de pacata e ordeira e se tornou palco de uma terra sem lei ou autoridade, as organizações criminosas que se instalaram no município aproveitam a fragilidade das forças de segurança pública e agem naturalmente sem receio de nada.
Somente nessa semana foram registradas quatro tentativas de homicídios dirigidas a membros de uma mesma família, os filhos da Nem Roseno, segundo declaração da Polícia Militar a mais recente vítima foi Francisco Bruno Marques, 19 anos ele foi alvejado com um tiro no cotovelo, por volta das 22h desta sexta-feira (25), segundo testemunhas ele foi socorrido por duas pessoas em uma motocicleta e levado ao Hospital Municipal José Arcanjo Neto, onde recebeu os primeiros socorros e foi transferido para a Santa Casa de Sobral.
Autoria – Segundo declaração de familiares das vitimas a autoria das tentativas de homicídios seriam atribuídas ao Francisco Orilano do Nascimento (Belon) e seria uma represália pela disputa de território pelo tráfico na cidade.Belon já foipreso cinco vezes e fugiu quatro da cadeia de Sobral no período de 10 meses.
Fragilidade – O município de Santana do Acaraú está sem delegado desde setembro de 2017, apenas três policiais militares trabalham diariamente para atender a uma população de 32 mil habitantes em um município com 986 km² de extensão territorial. A viatura é velha e passa mais tempo na oficina do que em atendimento as ocorrências, o abastecimento do veiculo é feito diariamente na cidade de Sobral, distante 40 km de Santana do Acaraú. Por não ter delegado titular, todas as ocorrências são registras na delegacia Regional de Sobral, nesse período o município fica sem a presença dos militares.
Já foi realizada audiência pública na Câmara Municipal para discutir o tema e nada foi colocado em prática. O prefeito Marcelo Arcanjo (MDB) já declarou publicamente que segurança pública é de responsabilidade exclusiva do governo do estado e nem mesmo autorizou que dois servidores públicos fossem designados para trabalhar como Ad hoc (funcionário temporário para uma função específica) no atendimento do telefone 190 e nos trabalhos administrativos da cadeia pública local.
Quem liga para o 190 de Santana do Acaraú é atendido em outra cidade. O município está ainda sem Promotor de Justiça titular e o Promotor Alexandre Pinto Moreira comparece a cidade uma vez na semana para Audiências e atendimentos a população.
Trabalho dos PM’S – Apesar das amplas dificuldades e da falta de estrutura, os policiais militares e civis fazem verdadeiros milagres para evitar que o caos seja completamente instalado no município, diariamente a PM realiza rondas ostensivas e tem obtido sucesso em quase todas as operações que realiza, graças as informações prestadas pela população, no entanto grande parte das prisões efetuadas pelos militares são desfeitas quer seja pela fragilidade das leis ou pela falta de infra-estrutura física.
Promessas não cumpridas – Diversos deputados estaduais, federais e outras autoridades prometeram há pelo menos dois anos conseguirem junto ao governo do estado aumentar o número de Policiais Militares e pelo menos mais uma viatura nova, havia na cidade uma viatura do programa Pró-Cidadania que foi recolhida pelo governo por falta de interesse da administração publica municipal, em outros municípios onde o programa existia as viaturas permaneceram nas cidades. Outra promessa foi a reforma do prédio secular da cadeia pública, onde os detentos fogem com grande facilidade. O prédio foi construído em 1870 e a única reforma realizada foi para descaracterizar um prédio de importância histórica do patrimônio arquitetônico do Estado.
Nenhuma autoridade seja municipal, estadual ou federal se pronunciou diante da semana sangrenta que marcou de sangue e medo o povo santanense. Além do tsunami dos crimes contra a vida, o município bate recordes de roubos, furtos e assaltos que se espalham pela cidade e o campo, inclusive com sequestros de pessoas e bens. A secretaria de Segurança Pública do Estado já realizou a entrega de novas viaturas para diversas cidades do vale do Acaraú, já o veiculo prometido para o município deve chegar depois que a população for as ruas e protestar contra a negligência do estado que detém no presente os melhores indicadores de educação do pais e ao mesmo tempo elevados índices de violência e desigualdade social.
com informações Tribuna dos Vales