Asfalto no Brasil é feito para durar 12 anos; pavimento no Ceará sofre com desgaste muito antes do tempo

Apesar da estatística, muitas rodovias sofrem com o desgaste antes do prazo previsto. Isso se deve à metodologia ultrapassada dos projetos asfálticos
Foto Iranildo Alves
O pavimento projetado em todo o Brasil é feito para durar de 8 a 12 anos, de acordo com estudos da Confederação Nacional do Transporte (CTN). Nos Estados Unidos, o asfalto é dimensionado para 25.

Apesar da estatística, no Ceará e em alguns estados do Brasil, muitas rodovias sofrem com o desgaste antes do prazo previsto. Isso se deve à metodologia ultrapassada dos projetos asfálticos, um dos fatores responsáveis pela precoce degradação.
De acordo com o especialista em Análise de Dimensionamento do Pavimento da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jorge Soares, a qualidade de execução e um controle adequado não adiantam se o projeto realizado for inadequado. “Um projeto mal feito ou inadequado do ponto de vista dos novos materiais, de cargas mais pesadas, que surgiram, não adianta a execução, que por si só não vai dar conta”.
O especialista ainda comenta que esse é um problema multifatorial. “O Ceará precisa avançar mais, talvez o atraso seja do país como um todo”.
No Estado existem usinas privadas e públicas que, na visão do especialista, precisam se modernizar. Além disso, algumas ações podem ser feitas para melhorar a qualidade do asfalto, como bonificações e penalizações, dependendo da qualidade do serviço.

Tribuna do Ceará

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem