A equipe do ICMBio e voluntários do Parque Nacional de Jericoacoara se reuniram, nesta manhã, para iniciar o projeto de contenção da encosta e revitalização do espaço da “graminha" em frente ao escritório do Parque. A ação foi motivada em virtude da degradação da área, excesso de lixo, presença de restos de fogueira, fezes humanas e da necessidade de se conter um futuro desabamento da encosta na área que vem sofrendo com a ação do avanço da maré.
A ação contou com a realização da poda das árvores em frente ao local para produção de biomassa, que dará suporte para um futuro processo de recuperação do solo, viabilizando o plantio de mudas nativas e pioneiras para deter o avanço da erosão. Para tanto, também foram instaladas estacas de Carnaúba para limitar o uso de uma das áreas de maior risco e permitir a regeneração da vegetação que sustentará o solo, garantindo a segurança pessoal dos usuários e a integridade do local.
A ação também contou com a retirada de uma quantidade enorme de lixo que frequentemente é deixado no local por usuários, que foram acondicionados em quatro sacos plásticos de 200 litros cada um. Além da limpeza da área, serão instaladas placas de sensibilização ambiental e já foram instaladas bituqueiras de PVC para descarte de resíduos de cigarros.
Jornal Central de Noticias