A Praia do Preá, em Cruz, no Litoral Oeste, vai ser sede de etapa do Circuito Mundial GKA Kite-Surf Tour 2018. O certame ocorrerá, como etapa brasileira na categoria Strapless, nos dias 20 e 24 deste mês de novembro. Por aqui, o certame ganha nome de Ceará Kite Pro, numa realização da Associação Brasileira de Kitesurg (ABK).
Os três atletas do ranking masculino brasileiro – Marcos Antônio, Rafael Costa e Matheus Silva e a atleta do ranking feminino Marcela Witt, receberam o wildcard (vaga para aqueles que não participam de todo o circuito mundial) para competir.
Marcos Antônio tem apenas 19 anos de idade, é pernambucano, pratica Kitesurf profissional e trabalha como instrutor do esporte. Rafael Costa é atleta profissional da Eleveigh Kites e também compete profissionalmente. Matheus Silva está no Top 3 do Ranking Brasileiro Strapless – Wave, foi Campeão Piauiense de Kite Wave Pro e também venceu o Campeonato Cearense Pro.
Em busca de prêmios que totalizam o valor de 25 mil euros e do título de campeão mundial, Marcos, Rafael, Matheus e Marcela se juntam a nomes reconhecidos como os melhores riders do mundo como Airton Cozzolino, Matchu Lopes, Mitu Monteiro, Camille Dellannoy, Sebastian Ribeiro e Pedro Matos.
O desempenho será acompanhado e avaliado pelos juízes da GKA. Tudeo com chancela e o reconhecimento da Federação Internacional de Vela (World Sailing) e da CBVela (Confederação Brasileira de Vela).
Blog do Jornalista Eliomar de Lima via Jornal Central de Noticias