Região do Baixo Vale do Acaraú perde 36 médicos cubanos com rompimento do Mais Médicos

A região do Baixo Vale do Acaraú perde 36  médicos cubanos do Programa Mais Médicos. Na cidade de Acaraú, atuavam 11 profissionais; 6 em Bela Cruz; 8 em Itarema; 7 em Marco; além de 4 em Morrinhos. Os médicos cubanos cobriam a sede e zona rural, fortalecendo a Atenção Básica dos Municípios. O rompimento do programa representará um grande impacto não só no Baixo Vale, mas no Ceará, que perderá 448 médicos. 

No Ceará, 118 municípios serão atingidos. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no mês de outubro havia 1.229 profissionais no Ceará pelo Mais Médicos. Desse total, 448 são cubanos, a maioria atuando em áreas de vulnerabilidade, reservas indígenas e distritos distantes.

O Ministério da Saúde informou, no dia 14, que lançará nos próximos dias um edital para convocar médicos que queiram ocupar as vagas a serem deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos. Cuba enviava profissionais para atuar no Brasil desde 2013. 

Com informações Jornal Central de Noticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem