Foi realizada, na última terça-feira (20), na cidade de Acaraú, a aula inaugural do cursinho preparatório para o concurso da polícia civil, curso completamente gratuito, que transcorre de forma intensiva na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa. O curso tem por objetivo preparar egressos do ensino superior para concursos da polícia civil e concursos afins, com aulas e material totalmente gratuito. Na seleção dos alunos, foi dado prioridade a filhos de policiais, guardas municipais e beneficiários de programas sociais.
O cursinho contou com mais de 110 inscritos, um número significativo de pessoas interessadas em se submeterem ao concurso. A faixa salarial dos profissionais concursados da Civil gira em torno de 3 a 6 mil reais, incluindo as ascensões de carreira e gratificações, além da estabilidade. A estimativa do Estado é que o edital seja publicado ainda neste ano.
O primeiro aulão contou com a presença do Delegado Regional da Polícia Civil de Acaraú, Dr Alailton Andrade, coordenador do curso e articulador da iniciativa. Para ele, essa é uma grande oportunidade de preparação para quem deseja ingressar no ritmo dos estudos em busca da aprovação em concursos de ponta, como da Civil. "Nosso maior objetivo é estimular essas pessoas na busca do aperfeiçoamento, oferecendo as ferramentas básicas para aprovação", ressaltou.
O cursinho é fruto do projeto "Primeiro Concurso" e é uma iniciativa conjunta da polícia civil do Ceará com a Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa e a Polícia Militar. O projeto conta com total apoio do deputado estadual Robério Monteiro.
Segundo o delegado da Regional de Acaraú, Dr. Alailton, o curso terá a duração de um mês e as aulas acontecerão na sede da escola profissional e contará com aulas das disciplinas previstas nas provas do concurso da Civil com professores da unidade profissional e especialistas que entraram em parceria com o projeto. "Temos um corpo de professores de excelência que passarão dicas especiais a todos que desejam se submeter ao concurso, como forma de estimular a busca de aperfeiçoamento", explicou.
Segundo o diretor da escola profissional, professor Antônio do Nascimento, o cursinho trata-se de mais uma importante ação que ultrapassa os muros da escola e atende a comunidade. “Consideramos que o projeto teve uma adesão importante e foi muito bem aceito pela comunidade, a contar pela presença expressiva no aulão inaugural. Nossa expectativa é aprovar muitos desses alunos no concurso. Isso tudo só é possível pela parceria construída com todos que acreditam e abraçam o projeto”, afirmou o gestor.
Reportagem: Edson Costa / Jornal Central de Noticias
Reportagem: Edson Costa / Jornal Central de Noticias