O gengibre, Zingiber officinale, é uma erva usada há milênios na cura e como condimento. Mas, você sabe o que acontece com o seu corpo se você comer gengibre todos os dias?
O gengibre é anti-inflamatório, ajuda a digestão, alivia náuseas, atua na prevenção de gripes e resfriados, é analgésico e cardiotônico, mas não só. Enfim, o gengibre é uma planta que nos serve na saúde e na doença, nos faz sentir bem, de forma natural e sem esforço, então, o melhor é se aprender a usá-lo, de maneiras diferentes, na cozinha e na vida.
Os efeitos benéficos do gengibre
1. Náuseas e má digestão
Recomenda-se mastigar pequenos pedaços de gengibre após as refeições ou tomar uma infusão de gengibre, o que também será ótimo para manter o seu sistema imunológico em alta. Mas, não exagere na quantidade de gengibre pois, você amortecerá sua garganta e acabará ficando rouca, com as cordas vocais meio paralisadas, anestesiadas, enquanto durar o efeito.
2. Glicêmia e colesterol
Para este caso, acrescente de 2 a 3 g de gengibre em pó aos seus temperos rotineiros, diariamente. Mas, tenha atenção ao controle de glicêmia, caso você seja insulino-dependente. Quanto ao colesterol, mantenha seu controle de rotina e converse com seu médico sobre retirar o medicamento químico de controle, se o colesterol total se estabilizar em um nível baixo.
3. Dores musculares, articulares e menstruais
A ingestão diária de gengibre, com suas propriedades anti-inflamatórias, tem melhor efeito do que o uso de ibuprofeno ou similar. Experimente.
4. Resfriados, gripes e dor de garganta
Ferva 1 l de água e pique dentro um pedaço de 2 cm de gengibre, com casca e tudo. Quando amornar, misture o suco de 1 limão e 1 colherada de mel. Tome como suco, sem requentar, diluindo cada porção em 3 iguais de água. Esse litro deve dar para você tomar durante 3 dias, suficiente para você se sentir melhor. O gengibre também pode ser mastigado para aliviar a dor de garganta, funciona como anestésico para além do seu efeito curativo.
Quanto gengibre você deve comer, ao dia?
Se recomenda o consumo até 10 g de raiz fresca de gengibre ou, a metade desta quantidade, se for em pó, divididos em, no mínimo, diárias. Mas, como cada indivíduo é um, e só você pode conhecer seu organismo tão bem quanto o necessário, vá experimentando e buscando a quantidade necessária para seu uso pessoal. Só não exceda o máximo indicado pois que, tudo em excesso faz mal, até o gengibre, gerando azia, reações intestinais ou de pele.
Algumas dicas de como incorporar o gengibre à sua alimentação
1. Na comida
Pode ralar um pouco de gengibre no arroz, macarrão, molhos, carnes, peixe, que vai ficar ótimo, com um sabor refrescante.
2. Bolos, biscoitos
A receita eu mando depois, está bem? Me aguarde.
3. Chás, sucos
Basta ralar um pouco, bater junto com a fruta.
4. Óleo e vinagre
Faça seu próprio óleo de gengibre (basta ralar um pouco, uns 2 cm, da raiz fresca, e deixar macerar em ambiente escuro, até o azeite assumir o odor característico) e vinagre temperado com gengibre, para suas saladas e pratos em geral.
O consumo habitual desta raiz nos proporciona os seguintes benefícios:
Anti-inflamatório e analgésico natural: o gengibre é recomendado no tratamento natural de doenças inflamatórias e/ou dolorosas como a artrite, artrose, fibromialgia ou a fadiga crônica.
Digestivo: ajuda a tratar más digestões, gases, gastrite, úlceras gástricas, diarreia, etc. Funciona também como protetor estomacal ante o consumo de álcool e medicamentos.
Afecções de garganta: ajuda a tratar infecções e inflamações de garganta; é muito útil em casos de rouquidão e para cantores profissionais.
Náuseas e vômitos: especialmente recomendado nos primeiros meses de gravidez, pois não causa efeitos secundários nem ao feto nem a mãe. Também é um suplemento ideal durante a quimioterapia no tratamento de câncer.
Ajuda a prevenir os enjoos em viagens.
Proporciona calor: o gengibre possui um alto potencial calorífico, tanto se usado externamente quanto internamente. Recomendamos especialmente para as pessoas que sentem muito frio e para épocas de frio. Em épocas de calor, lembre-se de que o consumo pode aumentar a transpiração.
Acelera o metabolismo: esta propriedade calorífica também promove a aceleração do metabolismo, muito útil para quem quer emagrecer.
Aumenta a libido: é um afrodisíaco natural. Recomendamos realizar um preparado de gengibre e canela em pó com mel e tomar uma colherada diariamente.
Previne as doenças cardiovasculares e favorece a circulação: no entanto, se você estiver tomando medicação, pode interferir em sua ação, por isso, consulte um médico antes de consumir essa raiz.
Como consumir o gengibre?
Podemos consumir está raiz de diversas maneiras:
Raiz crua: podemos ralar a raiz e incluir em receitas de todo o tipo.
Em pó: para realizar um tratamento, recomendamos tomar o gengibre em pó para poder controlar a dose. Não supere a dose de 2 g diárias e consulte sempre um terapeuta profissional.
Ressecado: o gengibre ressecado é fácil de ser encontrado hoje em dia em lojas de produtos naturais. Devemos lembrar que o preparado contém um alto conteúdo de açúcar.
Em infusão: um chá quente de gengibre é ideal para pessoas que sentem muito frio.
Suco fresco: o suco fresco de gengibre, sem abusos, nos permite dar um toque original e medicinal aos sucos de maçã, abacaxi, cenoura, etc.
Óleo essencial: podemos usar o óleo essencial de gengibre para fazer massagens, por exemplo, nos pés frios. Misture-o com o seu creme hidratante habitual e massageie bem os pés. Em pouco tempo você notará o grande calor desprendido.
Receitas originais com gengibre
O gengibre nos ajudará, por exemplo, a dar um sabor suculento e refrescante a bolos, pão de ló, biscoitos ou receitas de pão caseiro.
Também podemos fervê-lo com leite ou alguma bebida vegetal junto com a canela, anis-estrelado e cúrcuma; conseguiremos uma deliciosa bebida para esquentar.
Na cozinha japonesa, o gengibre em conserva é usado para acompanhar os pratos de sushi. Os japoneses adicionam essa raiz para refrescar o paladar depois de comer o peixe cru.
Ressecado, nos permitirá decorar nossas receitas doces e salgadas de uma forma mais original. Também podemos banhá-lo em chocolate quente e deixá-lo esfriar na geladeira para conseguir deliciosos bombons com um toque picante.
Agora que você já conhece os benefícios do gengibre, não deixe de consumi-lo de forma regular.
Tribuna dos Vales
Tags:
Dicas de Saude