| FESTIVAL | A segunda edição do Festival Ojuobá de Esporte e Cultura acontece sábado e domingo, em Icaraizinho de Amontada (Litoral Leste do Estado), com várias atrações gratuitas
Tendo como proposta unir a música à prática esportiva, em meio a um cenário paradisíaco situado ao Litoral Leste do Estado, o Festival Ojuobá agitará a praia de Icaraizinho de Amontada, neste sábado e domingo, trazendo diversas atividades gratuitas.
O evento, criado em dezembro de 2016, deu um novo formato ao já conhecido Jeri Sport Music Festival (que, por um período de oito anos, foi realizado em Jericoacoara). O tema desta edição é O Redespertar à Cultura dos Povos do Mar. "O nome mudou porque mudou a proposta do local. Ojuobá é um nome indígena e também faz uma alusão a uma música do Gilberto Gil (Milagre do Povo)", explicou Carol Danziger, produtora do festival ao lado de Aleana Araruna.
"Quando a gente foi à Icaraizinho, em 2016, notou uma cultura do artesão da pesca muito pungente. Então, para essa edição, resolvemos homenageá-los para que eles acordem e continuem realizando a pesca artesanal. É uma forma também de dar um ar de diversidade cultural. Eles terão, inclusive, um momento onde farão comidas com peixes, além da Regata de Paquete (embarcação antiga)", adiantou Carol.
No sábado, a partir das 14 horas, a programação inicia com o Campeonato de Kitesurf. A partir das 19 horas, será a vez do projeto Violetas da Aurora, das atrizes-palhaças pernambucanas Ana Nogueira e Fabiana Pirro, seguido da cantora Paula Tesser. DJ Maarji finaliza o dia com um set que privilegia os estilos da disco music, boogie, groove e jazz. Paula Tesser, por sua vez, elaborou o show Forró Arrasta Pé há dois anos. Em Icaraizinho de Amontada, ela terá a companhia de quatro músicos: Oscar Arruda (guitarra), Rian Batista/Cidadão Instigado (baixo), Robson (sanfona) e Denilson Lopes (bateria).
"Esse show foi uma encomenda para a Maloca Dragão de 2016. Já tinha apresentado essa vontade de cantar forró, só que um forró de A a Z, sabe, que abrangesse o máximo do gênero, com Beto Barbosa, Pinduca - um pouco de carimbó também - e, claro, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, etc. Seria meio que um passeio mesmo. Mas também foi uma forma de lembrar que o forró é uma música genuína, linda", descreveu a cantora que, no CD Valha (2014), traz a canção Pode me Torturar, clássico conhecido na voz da cearense Eliane.
"Talvez tenha sido uma desculpa pra cantar mais músicas da Eliane, que eu sou fã, mas no show tem ainda uma música incidental, Acauã, que é quase uma prece. Tem também uma da Amelinha (Gemedeira). Depois do Maloca, a gente se apresentou também no Pirata Bar, que é um ícone de Fortaleza, e fiz de novo no Centro Dragão do Mar no ano seguinte", explicou a cantora, que, atualmente, reside na cidade de São Paulo.
Na manhã de domingo, 16, o destaque do Festival Ojuobá de Esporte e Cultura 2018 será a Regata de Paquete. Após a premiação, o evento traz o grupo Armada Dupla para apresentar seu trabalho e realizar uma roda de capoeira com os presentes. Após a celebração com os pescadores, com direito a peixe frito na fogueira, o Coletivo de Palhaçaria Violetas da Aurora retorna e, para encerrar, o grupo Dona Zefinha e o coletivo de DJs Tertúlia Black Vândala.
A ideia da festa surgiu a partir de uma viagem do produtor cultural e cervejeiro Vicente Monteiro a Belo Horizonte. "Quando eu vi aquilo, fiquei louco! Quando cheguei, aqui na (Casa) Vândala estava bem difícil, e os meninos (DJs) sugeriram fazer uma festa. Acabou que todo mundo meio que sonhava com uma festa assim. Aí esses sonhos se conectaram e, ao se conectarem, transformou nessa festa de rua cuja primeira aconteceu aqui em frente", afirmou. Em versão itinerante, a Tertúlia Black conta com os DJs Memória e Projeto, Maarji, Gato Preto, Nego Célio, Tomé, Aires/D e Kinas.
Festival Ojuobá de Esporte e Cultura 2018
Quando: sábado, 15, e domingo, 16
Onde: Icaraizinho de Amontada (Litoral Leste do Ceará)
Programação gratuita
Outras informações: (85) 98722 3056 / (88) 98145 3060
Facebook: @festivalojuoba #festivalojuobá
Programação
SÁBADO (dia 15)
14h - Campeonato de Kitesurf embalado pelo som da DJ Maarji
19h - Projeto Violetas da Aurora (cortejo seguido da performance #MedusaMusaMulher, de Fabiana Pirro)
20h - Forró Arrasta Pé com Paula Tesser e Banda
21h - DJ Maarji
DOMINGO (dia 16)
Pela manhã - Regata de Paquete
16h - Premiação da Regata
17h - Roda de Capoeira
18h - Comemoração com os pescadores, fogueira com peixes
19h - Violetas da Aurora
20h - Grupo Dona Zefinha (Itapipoca) no show Da Silva el Hijo de las Américas
21h - Tertúlia Black Vândala
O Povo