Já ouvi muitas pessoas reclamando da desorganização do trânsito em nossa cidade. E eu concordo, plenamente. Precisamos da criação e implantação de uma autarquia de trânsito.
Entretanto, recentemente, o centro da cidade (onde vemos uma maior movimentação de veículos) recebeu nova sinalização de trânsito que está sendo aviltada pela grande maioria.
Alguns dizem que é porque falta fiscalização de agentes de trânsito. Nesse ponto, eu discordo. A presença do tal agente poderia até inibir um pouco as transgressões; mas somente o trabalho dele não garante que o mau condutor aprenda a respeitar o próximo.
Vou citar somente três locais que merecem atenção máxima:
1°) Rotatória de entrada na cidade: diariamente vejo motoristas (habilitados, creio eu) saindo de uma rodovia, entrando pela contramão em alta velocidade. E quem vier certo, que saia do meio ou use o freio pra não causar o acidente;
2º) Rotatória em frente ao banco: mesmo devidamente sinalizado, muitas pessoas usam o espaço da própria rotatória para estacionar, prejudicando toda a movimentação do entorno, dificultando e até impossibilitando a passagem de caminhões e ônibus;
3º) Entorno do mercado público: na Rua Professor João Pereira, por exemplo, estacionam no meio da via, impedindo a passagem e conversão para quem vem da rua da feira, ou a entrada de quem vem da 06 de abril.
Enfim, todos queremos melhorias. No entanto, muitos fazem questão de desrespeitar as normas básicas de trânsito (que qualquer pessoa conhece, usando apenas o bom senso).
Por isso, usando desse espaço virtual, suplico a todos que observemos (ao menos o mínimo) as normas comezinhas, tudo para que tenhamos um trânsito livre e organizado, respeitando, com prioridade, a vida e o direito de ir e vir.
Texto do Dr Martônio Brandão, defensor público
com informações Jornal Central de Noticias