Por determinação da SEAP - Secretaria da administração penitenciária do Ceará, uma verdadeira força-tarefa tem ido a cidades do interior do estado, com foco nas que tem maior riscos de ataques para realizar o processo de transferência de detentos, realizando assim o esvaziamento e a desativação temporária de algumas cadeias
As transferências fazem parte das medidas de reabilitação do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará com a criação da recém Secretaria de Administração Penitenciária, cuja Pasta tem como titular Luís Mauro Albuquerque.
O alvo da operação nesta terça feira (8), foram as cadeias publicas das cidade de Itapipoca, Paracuru e São Luis do Curu, que passaram por rigorosa vistoria, triagem, e em seguida todos os internos foram removidos sob forte aparato policial
Detentos de outras cidades como Itapajé, Pentecostes, Bela Cruz, Acaraú, Morrinhos, Jijoca de Jericocoara e Marco ja haviam sido encaminhados para o centro de triagem e observação criminologica em Fortaleza em recentes operações.
De lá, cada detento será conduzido ao sistema prisional situado na Região Metropolitana, onde se concentra um maior efetivo de agentes penitenciarios. Outras cidades ainda deverão ter presos transferidos também.
Em comboio fortemente escoltado por Agentes Penitenciários e Policiais Militares, além de outros setores da Segurança pública, os detentos estão sendo transferidos, até que as ondas de ataques sejam controladas.
Portal Vale do Acarau