Golpistas prometem uma estadia em hotel de luxo em troca de dados de usuários
O golpe usa o nome do Bradesco Exclusive e um vídeo que parece muito com um estabelecimento de Jericoacoara |
Perfil falso do Bradesco no Instagram está sorteando um fim de semana em um hotel luxuoso. Já foram mais de 44 mil curtidas na publicação que pede a senha de 4 dígitos do Bradesco, mais agência, conta, dígito e o número do celular. Com essa informação o golpista poderia tentar acessar sua conta. Após nosso contato com a assessoria de imprensa do Instagram, por volta de 14h44, o perfil foi desativado pela rede social. Uma hora antes, a opção de cadastro – onde o golpista coletava os dados das vítimas -, havia sumido. Em resposta ao blog, a rede social informou que a nossa segurança é prioridade para o Instagram.
Veja íntegra da nota:
“A segurança da comunidade do Instagram é nossa prioridade. A conta foi removida assim que nos foi reportada. Encorajamos as pessoas a denunciarem quaisquer atividades suspeitas no Instagram por meio das nossas ferramentas de denúncia e fiquem sempre atentos à segurança de suas contas. Jamais compartilhe senhas com terceiros”, encerra a nota.
Segundo Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab, este tipo de golpe não é novo. Perfis falsos são utilizados para fazer engenharia social e levar a vítima para o phishing, ou seja, o roubo de dados, diz Marques. O melhor, segundo o analista, é sempre desconfiar deste tipo de “promoção” e buscar confirmar tudo junto com a instituição antes de sair preenchendo os dados – que nesse caso até senha de cartão pedia.
“Outro ponto importante é buscar os perfis oficiais da instituição que são informados pelo site. Isso ajuda, e muito, a evitar cair em golpes utilizado perfis falsos. Além disso, estamos monitorando constantemente o surgimento desses domínios falsos para bloqueá-los imediatamente”, finaliza Marques.
A dica que damos é que não caia nessa. Não passe seus dados bancários, principalmente a senha, para ninguém. Por mais interessante que o prêmio seja, dar acesso a dados delicados como os solicitados pelos golpistas é um erro absurdo que você não deve cometer jamais.
Diario do Nordeste