Esta é a segunda morte em Santana por esse tipo de descarga elétrica nos últimos três anos
Santana do Acaraú- O agricultor Francisco Laudemir de Araújo (45), que foi atingido mortalmente pela descarga de um raio, nesse domingo (3), em sua residência na localidade de Mendes, Distrito de Mutambeiras na zona rural de Santana do Acaraú, foi enterrado na ultima segunda (4). Francisco deixa a esposa grávida e duas filhas. “Havia muita chuva e muitos raios, até agora não sabemos como essa tragédia aconteceu em nossa família, estamos desolados”, lamenta Izali Mota, sobrinha da vitima. O velório do agricultor ocorre nesta manhã.
Fenômeno
Segundo relatos de moradores, na tarde do domingo, a zona rural do município foi atingida por uma forte onda de trovões e raios. O fenômeno já havia ocorrido no dia 5 de dezembro passado e no início de janeiro deste ano, quando fortes ventos destelharam casas e derrubaram imóveis na sede de Santana, mas sem o registro de vítimas. O último caso de morte havia ocorrido há 3 anos, na comunidade de Bom Jardim, Distrito de Baixa-Fria, Zona Rural de Santana do Acaraú, quando o agricultor Arnaldo Pastora dos Santos (37) também morreu por conta da descarga de um raio.
Raios
No mesmo período, no ano passado, o Ceará registrou uma média de 337 raios por dia. De acordo com a Enel, somente durante os dois primeiros meses de 2018, o estado havia sido atingido por 12.718 raios, conforme detectado pelo Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas. As chuvas de pré-estação têm sido frequentes em diversas regiões do Estado, sendo o mês de dezembro, até agora, o de maior incidência, inclusive quando comparado à média de volume do mesmo mês em 2017, segundo a Funceme.
“Esses sistemas que trazem as chuvas neste período, são formados a partir de instabilidades atmosféricas, devido a sistemas frontais que chegam no Sul do Nordeste, principalmente na Bahia, por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU). Ocasionalmente, instabilidades associadas à uma declinação mais ao Sul do equador da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também podem ocasionar essas precipitações”, explica Raul Fritz, meteorologista e supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.
Cuidados
Na lista dos municípios cearense com maior incidência de raios estão Santa Quitéria, seguido de Granja e Crateús, todos na região Norte. Sobral também tem recebido altos números de descargas elétricas. Durante tempestades, a Enel aconselha às pessoas que, mesmo dentro de casa, evitem utilizar celulares, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Também deve ser evitada a utilização de chuveiro ou torneira elétrica, fazer consertos nas instalações elétricas e, se possível, permanecer dentro de casa durante toda a tempestade.
De acordo com dados extraídos às 9h54 da manhã, desta segunda-feira, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 57 municípios cearenses foram banhados entre o domingo e a manhã desta segunda, com a máxima de chuvas para Aracati (50 mm), Pereiro (37 mm) e Iguatu (36 mm).
A previsão para o dia de hoje é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. De acordo com as imagens do satélite meteorológico que monitora as chuvas, há nuvens sobre o Ceará, principalmente na parte Sul do estado, próximo à costa Norte do Nordeste.
Diario do Nordeste