A lagoa da localidade de Lagoa do Mato, no distrito acarauense de Aranaú, está tomada de lixo ao seu entorno. É possível flagrar ao redor do manancial todo tipo de lixo, desde embalagens de produtos de higiene e limpeza, roupas íntimas e roupas, vasilhames, muitos produtos que levam anos para se decompor na natureza. Até um fogão foi encontrado ao redor da lagoa. Além dos impactos ambientais e até mesmo riscos à saúde da população, o acúmulo de lixo acaba afastando visitantes a esse ponto.
Seu Gabriel, que mora próximo à lagoa, lamenta a intensa sujeira e matagal que toma de conta dos arredores do manancial. O mesmo está uma indignação só com a falta de consciência de alguns moradores que de má fé tem a iniciativa de descartar o lixo no local."A nossa lagoa é um ponto que era para ser valorizado e limpo, até mesmo porque com a chuva a tendência é dela encher e assim poder atrair gente para banho e com ela suja quem vai querer vir?", indagou.
Zezinho Sousa, morador local, fez um apelo a quem está descartando o lixo de forma irregular no local. "Espero que os moradores não coloquem lixos aos arredores da lagoa, pois moro bem perto e pude notar que algumas pessoas jogam muito lixo. Quero pedir encarecidamente que não façam isso! Então peguem seus lixos enterre ou queime, mas que não jogue nem nos terrenos alheios e nem em torno da lagoa. Vamos ser mais educados porque a natureza agradece e o bolso também", declarou.
Quem lamentou a sujeira da lagoa foi o radialista da Acaraú FM, Marcos Felipe, que tem suas origens na localidade e apresenta vários familiares morando lá. "Estive na lagoa no Sábado e é lamentável a situação dos arredores da Lagoa. Infelizmente, a falta de educação do povo é muito grande. Tirei Umas Fotos e Fiz Alguns Vídeos e Vou levar até a Secretaria Do Meio Ambiente! Triste a Situação Que Se encontrar a lagoa parecendo um lixão nos arredores!", lamentou.
A equipe do Jornal central de Notícias, da rádio Acaraú FM, repassou a denúncia para a Secretária de Meio Ambiente do Município de Acaraú, Dra. Hosana Veras, que se comprometeu a enviar ofício para a pasta da Infraestrutura e acompanhar o andamento do recolhimento do lixo no local.
Lembrando que o descarte irregular do lixo aos arredores da lagoa, que é área de Preservação Permanente, trata-se de crime ambiental passível de multa. Denúncias podem ser formalizadas junto ao órgão de meio ambiente para que acione os responsáveis passíveis de punição.
com informações Jornal Central de Noticias