SEMA vai certificar empresas da Vila de Jericoacoara



Assim como o azul do céu e do mar fazem parte do cenário paradisíaco de Jericoacoara, em breve, o verde também estará bem presente. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), com o propósito de incentivar a sustentabilidade ambiental no município de Jijoca de Jericoacoara, está desenvolvendo o projeto Selo Empresa Sustentável. “A certificação vai coroar empreendimentos da Vila de Jericoacoara que integram as dimensões, social, econômica e ambiental, base para o desenvolvimento sustentável, às suas ações”, disse Artur Bruno, titular da SEMA.

Nesta sexta-feira, 29 de março, no Polo de Jericoacoara, aconteceu o primeiro workshop Selo Empresa Sustentável. “O encontro é dirigido aos representantes de empresas que se disponibilizarem a participar”, informa a facilitadora do encontro, Johanna Braide, técnica da Codes. “A certificação – sem custo para o empreendimento – é uma medida de adesão voluntária”, completa. Mais informações no site da SEMA: www.sema.ce.gov.br.

O crescimento imobiliário e turístico provocou impactos sobre a Vila de Jericoacoara. Agora, a localidade possui inadequações quanto ao uso da rede de esgoto e de poços, muitos sem as devidas outorgas. Em 2018, foram apresentados, diagnóstico técnico dos problemas e propostas de soluções, com respectivas obrigações, por diversas entidades signatárias de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara.

De acordo com Sarah Pianowski, técnica da Codes, a finalidade do TAC é realização de ações conjuntas destinadas à resolução dos problemas detectados. “A SEMA é uma das instituições signatárias do Termo de Ajustamento de Conduta e uma das nossas ações é contribuir para a melhoria da qualidade ambiental da localidade, por meio da implantação do Selo Empresa Sustentável”, explica. “A certificação propõe valorizar e incentivar os empreendimentos que buscam cada vez mais ações de conservação dos recursos naturais”, encerra. Os indicadores vão avaliar, por exemplo, consumo de água e de energia.
Vale a pena certificar?

Nos dias atuais a responsabilidade ambiental já é caracterizada como fator competitivo entre as organizações e torna-se determinante para o sucesso de uma empresa no mercado. Anteriormente, a competitividade era definida pelos preços e outras variáveis mercadológicas, depois, pela qualidade percebida e agregada ao produto ou serviço. Hoje, além desses fatores, ela também é definida pelas relações entre as empresas, as partes interessadas e o meio ambiente. Quem quer consumir produtos de uma empresa poluidora? Ninguém!


A certificação vai coroar empreendimentos da Vila de Jericoacoara que integram as dimensões, social, econômica e ambiental, base para o desenvolvimento sustentável, às suas ações. Nesta sexta-feira, 29 de março, no Polo de Jericoacoara, aconteceu o primeiro workshop Selo Empresa Sustentável, como informa o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.

O secretário Artur Bruno destaca que os empresários locais gostaram da ideia e se comprometeram a participar da ação para garantir sustentabilidade ambiental para Jericoacoara.

O titular da Sema destaca ainda que projeto semelhante vai ser lançado em todo Estado. Segundo Artur Bruno, projeto de lei tratando do assunto deve ser enviado à Assembleia Legislativa.




Governo CE

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem