Os moradores das proximidades da lagoa da localidade de Lagoa do Mato, no distrito acarauense de Aranaú, realizaram um mutirão de limpeza, retirando grande quantidade de lixo do local. O espaço estava tomado de sujeira, o que representava um grande risco ao meio ambiente, bem como à própria população, além de ser um desatrativo de lazer.
A equipe do jornal Central de Notícias, juntamente com líderes comunitários, chegaram a denunciar a situação de acúmulo de lixo e matagal, além de erosão da orla da lagoa e acionou a Secretaria do Meio Ambiente que prometeu intervir. Além disso, a vereadora Rafaela Araújo (PDT) teve aprovado requerimento, na última sessão da Câmara de Acaraú, requerendo uma intervenção do Município.
A partir dessa grande demanda, a própria população somou forças e antecipou-se nas ações, promovendo o primeiro de outros mutirões de limpeza nos arredores da lagoa, com a retirada de lixo e capina do matagal. O espaço já começa a ganhar outro contorno.
Conforme Zezinho Sousa, líder comunitário local, placas educativas serão colocadas próximo à lagoa, com o fim de conscientizar os moradores e visitantes pra que possam manter a lagoa limpa. O mesmo reforça que a própria comunidade irá denunciar casos de descarte irregular de lixo no local aos órgãos competentes.
Lembrando-se que as margens de mananciais como lagoas tratam-se de área de preservação permanente e que o descarte irregular de lixo nesses locais trata-se de crime ambiental passível de multa em casos de denúncia à Secretaria do Meio Ambiente.
com Informações Jornal Central de Noticias