Municípios do Baixo Acaraú serão afetados pela saída de profissionais do Mais Médicos


Nos últimos três meses, mais de mil médicos (1.052 profissionais) desistiram das vagas de substituição do programa Mais Médicos, após o acordo de cooperação com Cuba ter tido fim há cinco meses. No rol de atuação dos profissionais, Municípios do Baixo do Acaraú foram desfalcados, como Acaraú, Marco, Morrinhos, entre outros.

No Ceará, 56 médicos desistiram, afetando um total de 39 municípios, de diversas regiões do Estado. O número representa 12,6% das vagas ofertadas em edital, que são 443.

Os números de desistências maiores incluem Municípios do Baixo Vale, como Marco e Acaraú,além de Iguatu, Santana do Acaraú e Tamboril, onde três profissionais, em cada um dos municípios, desistiu.  Acopiara, Granja, Independência, Ipu, Limoeiro do Norte, Pacajus, Parambu, São Benedito e Sobral tiveram duas desistências, cada.

Ainda foi registrada desistência em Morrinhos, além de Amontada, Ararendá, Coreaú, Forquilha, Fortaleza, Frecheirinha, Horizonte, Ipueiras, Itaiçaba, Itarema, Lavras da Mangabeira, Monsenhor Tabosa, Morada Nova,  Novo Oriente, Palhano, Palmácia, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Santa Quitéria, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Tururu, Ubajara e Uruoca registraram uma desistência por cidade.

No momento, conforme a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Sayonara Cidade, não há soluções práticas apresentadas pelo Ministério da Saúde.

Os motivos das desistências, ainda de acordo com Sayonara, são diversos, desde reclamação do cumprimento de carga horária até saída para realização das residências médicas.

Sobre a desistência de profissionais brasileiros, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Edmar Fernandes, diz que o programa não oferece garantias de estabilidade, o que, segundo ele, justifica a saída desses profissionais.

Repórter Ceará com informações do O POVO 
Via Jornal Central de Noticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem