Curso de culinária prepara agricultores para o mercado de trabalho na zona rural de Itarema

O curso preparou 20 homens e mulheres para a fabricações de pães, tortas, salgados, pizzas e outros produtos e foi promovido pelo SENAR em parceria com a prefeitura e associação de moradores


O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveu no período de 06 a 10 de maio na comunidade de Passagem Rasa, zona rural de Itarema, litoral oeste do estado do Ceará, um curso de Panificação Caseira, o evento tem parceria com a secretaria de Agricultura do município de Itarema. Vinte agricultores, das comunidades de Aldeia de Passagem Rasa, Córrego Grande de Cima, Buriti de Cima, Aldeia de Varjota, Aldeia de Tapera, Aldeia de Mangue Alto, Porto dos Barcos, Campestre e Gargoê.

O Agente Comunitário de Saúde, professor e líder comunitário José Vicente dos Santos que atua nas comunidades Córrego Grande de Cima e Passagem Rasa, foi o articulador para a realização do curso, segundo o líder comunitário, já está sendo articulado novos cursos para beneficiar as comunidades, “pretendemos trazer muitos outros cursos para as famílias serem beneficiadas. E conseguir créditos para que estas famílias invistam em seu próprio negócio e ganhem dinheiro”, disse Vicente Santos. 

Além dessa iniciativa, Vicente tem conseguido outros benefícios para a população local, entre elas: a confecção de documento de identidade e CPF para todas as crianças da comunidade, Iluminação Pública, restauração de estradas vicinais e a construção da Igreja Nossa Senhora Aparecida. “nosso trabalho e voltado ao olhar mais amplo para estas famílias que só são vistos pelos políticos de 4 em 4 anos, para mim, que trabalho com políticas de saúde e educação. Vejo a necessidade de fazer algo pelo meu povo.

O curso teve como facilitadora a técnica Maria do Socorro Gomes Ferreira Pinto, ela ressalta que o curso de panificação caseira capacita as pessoas para produzir alimentos para a família e melhorar a renda familiar, “fico feliz em saber que as pessoas possam melhorar suas condições de vida a partir de cursos como esse, aprender nunca é demais, a aprendizagem era desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida, o SENAR tem essa preocupação”, disse a facilitadora.

Todos os participantes receberam certificados e estão aptos a produzir novos alimentos e e melhorar a renda familiar.

Tribuna dos Vales

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem