Detentos de Granja trocam cela por sala de aula e trabalho por redução de pena


Há pouco menos de um mês, o Juiz da Vara de Execução Penal da Comarca de Granja, Dr. Guido Bezerra, os Promotores de Justiça, doutores Victor e Rodrigo em ação conjunta com o Conselho da Comunidade transformaram uma cela dos apenados do regime semiaberto em sala de aula.

À primeira vista, é apenas mais um espaço igual ao de qualquer outra prisão. Existem trancas e grades que fecham mais de 100 homens condenados ou à espera da Justiça, detidos na Cadeia Pública de Granja. Porém, uma sala pequena, dividida por uma grade, abre um mundo diferente para os apenados.

Inaugurada para o lançamento do Projeto Oportunidade Colorida, a sala de aula dentro da Unidade se transformou em uma oportunidade de mudar o cenário em que vivem os detentos. Todos os dias, o espaço ganha vida através da educação, oferecendo inicialmente um curso profissionalizante de pintor de parede e como parte do treinamento os detentos reformaram e pintaram a fachada do Fórum de Granja.

Ao participarem do curso, os 20 detentos que integram a turma terão o benefício de terem suas penas reduzidas, conforme preceitua o art. 1° da Lei Federal n° 12.433/2011. As despesas de custeio e o material utilizado no curso são oriundos de multas aplicadas a quem comete crime. 

O objetivo é promover a ressocialização dos internos devolvendo a perspectiva de ingresso no mercado de trabalho. 

Camocim |Portal de Noticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem