Misteriosa mancha escura e oleosa é encontrada por banhistas em praias do Ceará

Ibama solicitou a Petrobras que fizesse a limpeza da mancha em praias do Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


Uma substância escura e oleosa apareceu na Praia do Paracuru, Litoral Oeste do Ceará, no último sábado (21). As manchas pretas estavam espalhadas por vários trechos da orla e preocuparam banhistas. Manchas similares aparecem em praias de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado e coletou o material para averiguar do que se tratava. A limpeza da praia teve início na manhã desta segunda-feira (23).

A prefeitura de Paracuru realizou um monitoramento ambiental na área. "É um óleo grosso. Ele veio do oceano e ficou mais denso quando chegou na praia. Não é piche, é mais difícil de remover", explicou o diretor da Secretaria de Meio Ambiente do município, Juarez Gomes.

Em nota, a Petrobras afirma que fez uma análise da substância e concluiu que ela "não é produzido nem comercializado" pela estatal.

A Petrobras afirma realiza limpeza nas praias do litoral nordestino a pedido do Ibama. O trabalho é realizado pelas equipes do Centro de Defesa Ambiental da Petrobras nas praias indicadas pelo órgão ambiental.

G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem