Moradores de comunidade belacruzense emitem Nota de Repúdio


A comunidade de Riacho São Miguel vem a público manifestar completo repúdio e indignação contra a Prefeitura de Bela Cruz pelas situações vivenciadas de descaso nesta localidade.

Não é de hoje que os moradores de Riacho tem sido vítima de abandono do poder municipal. Inúmeros ocorridos tem sido visto e vivido pela população daqui, que já tem cobrado por melhorias e a gestão não tem ouvido o clamor do povo. 


Bela Cruz, é um município onde seus cidadãos não tem seus direitos legais respeitados e muitos menos realizados.


Infelizmente o município que residimos é palco de jogos políticos e seus governantes atuais faltam responsabilidade e humildade para lutar pelos direitos do povo.


Em especial nessa nota queremos passar a realidade vivida em nosso povoado.


Há uma grande deficiência na área saúde: As situações e constrangimentos passados pelos moradores daqui são fatos que até Deus duvida.


Os casos de negligência de um atendimento médico e de enfermagem em uma casa improvisada e alugada pela gestão atual que se tornou o POSTO DE SAÚDE. As reclamações ressoam de um canto a outro do povoado. Um lugar inadequado e impróprio, para prestar um serviço de atendimento de qualidade. Onde os pacientes se a mutuam e apertam-se parecidos sardinhas enlatadas.


A falta de medicação é outra problemática vivida aqui. Em muitas vezes os pacientes saem apenas com a receita prescrita, pois toda vida falta remédio. E quando se tem, parece até piada isso, mais chegam a entregar apenas cerca da metade da medicação para conseguirem que outros pacientes não fiquem desassistidos. Pacientes que fazem uso continuo de remédio ao contrário de receberem medicação para o mês todo saem de lá mantidos apenas para 15 dias.


É muito raro existir remédio para o tratamento de portadores de diabetes, que usam a medicação para a diminuição da taxa de açúcar no organismo e dependem assim deles para viver. 


Falta medicação para as vitimas de hipertensão. Que também depende dos anti-hipertensivos para o controle da pressão arterial.


Já virou rotina ouvir-se as pessoas que usam o tal atendimento exclamarem ao sair de lá: “__ Não tem nem AAS!” Pra quem não tem conhecimento o Ácido Acetilsalicílico (AAS como  é popularmente conhecida) é uma medicação muito usada por Hipertensos e Diabéticos para a prevenção de AVC, pois o mesmo diminui a probabilidade de formação de coágulos que podem obstruir o fluxo sanguíneo e uma cartela chega a custar centavos 


Absurdo não é gente? Mais é a realidade!


Mais as barbaridades na área da saúde não param aqui...


A comunidade ganhou uma UBS (Unidade Básica de Saúde) que teria ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Fazer curativos, inalações, tomar vacinas, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.


A expansão e qualificação das Unidades Básicas de Saúde tem o objetivo de garantir serviços mais próximos à casa dos cidadãos, na comunidade, com boa estrutura para receber bem e de forma acolhedora o paciente.


Mais a obra nunca foi concluída e vem há anos abandonada pelo poder público que até o presente momento não terminou. Um ambiente com uma estrutura magnifica elaborada pelo Ministério da Saúde para atendimentos diversificados: Médico, Dentista e cuidados de Enfermagem.


O total descaso é visto por todos. A obra em ruínas, literalmente falando, está habitada pelos cupins, ratos e morcegos e parcialmente tomada pelo mato. 


Algumas das portas, do muito sonhado Posto de Saúde estão ao chão e o local ainda tem sido vítima de vandalismo. Enquanto isso o povo é atendido improvisadamente esperando que o posto um dia possa funcionar. 


Existem ainda diversas reclamações que envolve o acompanhamento dos agentes de Saúde nas famílias. Que chegam a passar vários meses sem visitá-las. Uma vez que sabemos que todas as famílias e pessoas do seu território devem ser acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, a atuação do Agente Comunitário não está restrita ao domicílio, e  sim ocorre também nos diversos espaços comunitários.


Em novembro de 2016, o Riacho recebeu uma Ambulância do Deputado Robério Monteiro por intermédio do Vereador Alexandre de Paulo. O transporte foi conseguido com uma verba destinada do Parlamentar e com contrapartida da gestão do ex-prefeito Carlos Antônio. O Veículo de suporte básico seria utilizado por toda essa região circunvizinha para o transporte de pacientes em caráter de emergência para o Hospital da Cidade.


Mais a ambulância foi praticamente tomada da região que estava sendo beneficiada pela nova gestão que assumiu em 2017 e que todos tem consciência que foi levada daqui por questões de perseguição política.
E este ato gerou tamanha indignação em toda a população que presenciou a falta de respeito daquela gestão para com o povo.


A quadra esportiva existente na localidade também tem sofrido com o abandono do poder executivo. O único ambiente de lazer só está ainda funcionando porque a gestão da Igreja Católica com o apoio do Vereador Alexandre de Paulo, realizaram de forma voluntária alguns reparos na mesma.


Anualmente, a igreja realiza um movimento cultural e para fazer o mesmo precisou desembolsar recursos para concertos, pois a quadra estava impropria para sediar o evento. O Portão de saída de emergência da referida quadra estava ao chão e precisou ser reposicionado, foi necessário pintar todo o interior do local, foi refeito todo sistema de iluminação e fiação. As traves estão tomadas pelo ferrugem e inclusive estão quebradas e foi laçadas de arame para se manter em pé por jogadores que usufruem do espaço para jogos.
Mais os fatos ainda se estendem e não acabam aqui.


Setembro é o mês que Festejamos o Padroeiro: São Miguel Arcanjo. E como de costume o Grupo Gestor da igreja se dirigiu a prefeitura de Bela Cruz, mais precisamente ao secretário de Infraestrutura para pedir que  houvesse reparos nas luzes queimadas da praça que fica em torno da igreja e na avenida. Além de limpeza da praça e pinturas em meio fio, afinal estávamos em festa e é um tempo de retiro espiritual, tempo de se socializar após as Celebrações na praça, de sentar nos bancos para conversar e gostaríamos que tudo que fosse dever da prefeitura estivesse concluído ate a festa dar início. 


Mais nada disso foi realizado pelo poder executivo. Infelizmente passamos os festejos praticamente as escuras, e os meios fios e a praça não foram pintadas.


Vale até ressaltar nessa nota que a praça nem inaugurada foi ainda porque falta concluir diversas pendências como a parte elétrica e os bancos existentes que não se pode passar mais que dois minutos sentados e não reclamar do desconforto. 


Essa é a triste e vergonhosa situação atual que passa nossa comunidade de Riacho São Miguel: Estamos totalmente abandonados pelo poder público municipal.


Não temos mais cara de ficar pedindo por melhorias que são direitos nossos, afinal elas nunca são ouvidas e por fim nunca são realizadas.


Esperamos confiantes que um dia o munícipio possa ser governado por quem tenha compromisso com o povo. E que consiga tirar Bela Cruz do retrocesso.

Riacho São Miguel, 11 de Outubro de 2019


via Jornal Central de Noticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem