CAMAPU: a planta que ajuda na recuperação de Alzheimer e Parkinson

Já ouviu falar da planta Camapu (Physalis)?


A Physalis encontra-se no mercado a um preço considerável especialmente no período do Natal, e é incluída num diversidade de pratos culinários.

Também vários estudos científicos têm estudado esta planta e têm concluído que esta ajuda na recuperação das células neuronais e, por essa razão, auxilia no tratamento/atraso das doenças neuro-degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

Vários investigadores descobriram que uma das substâncias que a Physalis contém no talo da planta tem a potencialidade de estimular a produção de novos neurónios no hipocampo.

O hipocampo caracteriza-se por ser uma zona do nosso cérebro que está ligada à memória e estes profissionais têm vindo a trabalhar no sentido em que pretendem desenvolver medicamentos fitoterapêuticos para ajudar a combater doenças caracterizadas pela perda de memória e para aqueles que sofrem de depressão grave (atualmente estes estudos estão a ser realizados em animais).

Physalis, um fruto embrulhado

Se repararmos com mais atenção para esta planta, ficamos fascinados com os seus pequenos invólucros em forma de lanterna, que até parecem pequenos embrulhos

Família das Solanáceas

Pertencentes à família das Solanáceas, os seus frutos são ricos em carotenóides, ferro, fósforo, vitaminas A e C e de caracterizam-se por ter um sabor agradavelmente ácido.

Visualmente, são pequenas bagas redondas de cor alaranjada com diâmetro entre 1,25 e 2,5cm e que se encontram protegidas por delicadas estrutura secas, as sépalas, que se assemelham a folhas.

Em Portugal, é também conhecida como tomate-capucho, alquequenge e capucha.

A duração do seu ciclo cultural é curta e pode ser ser plantada em qualquer época do ano, adaptando-se bem a climas quentes, sendo também tolerante ao frio.

Se quer produzir este fruto evite:
- excesso de humidade;
- geada (proteja as plantas durante os períodos mais críticos);

Características da Physalis

- Arbusto pode atingir 2 m de altura;
- Um dos principais factores a ter em conta é o vento uma vez que a planta pode quebrar facilmente com ventos fortes.
- Plantar Physalis perto de um muro poderá uma excelente escolha para evitar este problemas da ventania;
- Estas plantas gostam de solos franco-arenosos, ricos em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,8;
- Evite locais sujeitos a encharcamento e onde em anos anteriores tenham sido cultivadas plantas da mesma família. Exemplo: tomate, pimento e batata.

Fonte: A Ciência Agrícola

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem