Mais uma vez imagens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas nas redes sociais neste domingo (10). A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que minimizou a situação afirmando que o vazamento acontecer após o início das provas e não há prejuízo à sociedade.
Weintraub afirmou que o único caso em que ele considera um comportamento prejudicial à sociedade foi o de duas aplicadoras do exame no Ceará que, no domingo (3), tiraram e fizeram circular uma foto da prova de redação. Ele diz que as mulheres planejaram a ação previamente e classificou o comportamento de uma delas como “terrorismo”.
“Não estou chamando de senhora, não estou chamando de cidadã, estou chamando de mulher, que tentou aterrorizar a sociedade brasileira. Uma pessoa vil”, disse Weintraub, que afirma ter certeza da culpabilidade da aplicadora, e disse suspeitar que ela seja uma “militante”.
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, pelo menos 371 candidatos foram eliminados neste segundo dia do Enem.
“Certas situações vão ocorrendo e vão chegar para nós depois. Temos 371 casos confirmados de eliminação no segundo dia do Enem 2019. Esse número deve crescer porque ainda não temos todas as informações”, afirmou ele.
Cearanews7