O Vereador de Marco, Sargento Erasmo, conseguiu aprovar proposição de sua autoria requerendo à Câmara marquense que envie ofício à presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a transferência do Cartório Eleitoral de Bela Cruz para o Município de Marco. A principal alegação é o número de eleitores, tendo, segundo o parlamentar, Bela Cruz diminuído esse quantitativo e o Município de Marco aumentado.
Em seu requerimento, o vereador explica que há 4 anos, por questões de cortes de gastos, a Justiça Eleitoral transferiu os cartórios para cidades com maior número de eleitores. Dentre estes, o cartório eleitoral de Marco foi transferido para Bela Cruz.
Na época da transferência, o eleitorado belacruzense era superior ao de Marco, com uma diferença de mais de 5 mil eleitores. Bela Cruz apresentava 22.500 e Marco, 17.500. Isso motivou a transferência do cartório de Município.
Mas passados 4 anos, o eleitorado de Marco cresceu, enquanto de Bela Cruz caiu. Atualmente, Bela Cruz tem 19.362 eleitores e Marco, 20.794. "Seria uma medida de inteira justiça que o Cartório Eleitoral fosse transferido para o Município de Marco", justificou em seu requerimento o vereador Erasmo Soares.
O parlamentar ainda destacou que os eleitores marquenses sofrem transtornos ao precisarem da Justiça Eleitoral, "sobretudo os que residem nas localidades mais distantes, na zona rural e, sendo transferido o Cartório para o Município de Marco, iria beneficiar milhares de eleitores", declarou.