Mas se depender do Empresário João Ivo Ferreira Gomes, outra questão ligada ao meio ambiente também ganhará diciplina em Acaraú: o uso de som automotivo, conhecido popularmente como paredão de som.
Em muitas cidades do estado do Ceará, já existem Leis municipais que disciplinam a matéria, como altura do som, horário e local permitido para este tipo de veiculo trafegar ou permanecer tirando o sussego de alguém.
Nas Leis, está prevista até aplicação de multas e a apreensão dos paradões caso os proprietários não obedeçam a legislação. Mas os moradores acarauenses estão desprotegidos por não contar com esse regramento no âmbito do municipio, isto mesmo, não há lei municipal que modere o uso desse som incomodo e muitas vezes infernal, provocando poluição sonora e tirando o sossego da população em vias públicas ou ambiente privado.
O empresário já avisou por meio do seu Facebook que fará Boletim de Ocorrência - B.O, caso haja presença de paredões difundido poluição sonora nos usuários da Praia de Arpoeiras em Acaraú, região em que o mesmo tem negócios, na mesma rede social Ivo manifestou interesse de apoiar candidato a vereador que se coloque contra e assuma o compromisso de se for eleito apresentar projeto de lei na Câmara contra o mal uso e regulamentação.
A movimentação de paredões de som com decibéis além do suportável, atualmente é uma realidade muito presente na cidade. O comerciante Ivo ainda acrescentou que não é contra o equipamento, e sim, o mal uso dele, por isso, ver a necessidade de lei municipal para regular a atividade do equipamento em Acaraú.
Blog Fabio Costa