Modelo de cidade sustentável deve sair do papel em até 18 meses, de acordo com secretário de Turismo, Arialdo Pinho
Praia do Preá, no Ceará, é uma das possibilidades de localização do novo projeto (Foto: Analice Diniz) |
Jijoca de Jericoacoara, um dos principais cartões-postais do Ceará, foi escolhida para o mais novo empreendimento do escritório de arquitetura dinamarquês-americano Bjarke Ingels Group (BIG). O grupo deve implantar, na região, um projeto de cidade sustentável que seja pautado para influenciar positivamente gerações futuras, com ações de sustentabilidade.
De acordo com o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels está há quase um ano planejando o modelo, que começou como um resort e, após processo de pesquisa, transformou-se na cidade inteligente e sustentável. “O projeto tem sido trabalho há quase um ano. O escritório iniciou uma pesquisa cultural no Ceará, e escolheu a região de Jeri para a implantação, que deve ser na área do Preá ou Lagoinha”, explica.
Com investimento entre 200 milhões e 500 milhões de euros, o projeto deve sair do papel em até 18 meses, conforme o secretário. Mais detalhes devem ser revelados em breve. Mas o secretário adianta que será vantajoso para o desenvolvimento do Estado e evolução turística e econômica da região.
O Povo