Instituto Nacional de Meteorologia também emite alerta para chuvas e ventos intensos. Até as 10 horas de sexta-feira, as precipitações podem variar entre 20 e 30 mm/hora ou até 50 mm/dia. Já os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h
O litoral cearense está no caminho de um sistema de ondas de longo período (marulhos), vindo do Oceano Atlântico Norte, e poderá ter ondas de até 2,5 metros. O alerta é do Centro de Hidrografia da Marinha e vale para a faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Norte, a oeste de Touros (RN), e do Maranhão, a leste de São Luís (MA). A agitação do mar deve seguir até a manhã dessa sexta-feria, 21.
A Marinha enfatiza que os navegantes devem consultar informações sobre o tempo antes de irem a alto mar e que tais avisos sejam divulgados às comunidades de pesca e esporte e recreio. As informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho, e ainda por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, nos sistema Android e iOS.
Outro aviso vem do Instituto Nacional de Meteorologia, desta vez para as condições atmosféricas. De acordo com o Instituto todo o Estado tem possibilidade de chuvas e ventos intensos. Até as 10 horas de amanhã, as precipitações podem variar entre 20 e 30 mm/hora ou até 50 mm/dia. Já os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h.
Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Há ainda orientação de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada é uma prática a ser evitada.
O Povo