Na última quarta-feira (05/02), o Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura realizou uma reunião, no Centro de Convenções, para discutir a implementação de ações referente ao ano de 2020. O foco da renião foi na produção, comercialização, assistência técnica, capacitação e financiamento.
Na ocasião, também foi analisado o Plano de Ação Territorial, com metas a serem alcançadas num período de 3 anos, com previsão de aumento em até 50% da rentabilidade da atividade da caprinovinocultura, dos produtores integrantes do Projeto de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) da Região Norte do Ceará.
O Prodeter é uma política pública desenvolvida pelo Banco do Nordeste que apoia as cadeias produtivas presentes no semiárido nordestino. O projeto conta com a parceria da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). Com a participação de diversos parceiros institucionais, engloba 5 municípios (Sobral, Santana do Acaraú, Forquilha, Massapê e Reriutaba) e busca o fortalecimento desse segmento para a consolidação de toda a cadeia produtiva.
O comitê é formado pelas seguintes instituições: Banco do Nordeste, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral (STTR); Universidade Federal do Ceará (UFC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e prefeituras de Sobral, Santana do Acaraú, Forquilha, Massapê e Reriutaba.
Sobral de Prima