A medida é tomada diante da crise deflagrada com o movimento de policiais militares
O presidente Jair Bolsonaro atendeu a solicitação do governador Camilo Santana e determinou, nesta quinta-feira (20), o emprego das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Ceará. Com isto, o Exército Brasileiro atuará nas ruas do Estado em apoio às forças de segurança. A medida é tomada diante da crise deflagrada com o movimento de policiais militares.
Com a medida, a Segurança do Estado fica, por ora, sob responsabilidade do general Cunha Mattos, comandante da 10ª Região Militar. O militar já atuou como chefe da Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa, em Brasília. No exterior, já exerceu papel de observador militar das Nações Unidas em Uganda-Ruanda, chefe de Comunicação Social e Assuntos Civis do Batalhão Haiti, no IV Contigente. Foi promovido ao posto atual em julho de 2016.
Durante os protestos da categoria, o senador licenciado Cid Gomes foi baleado ao tentar entrar com uma retroescavadeira em um quartel militar de Sobral, Região Norte. "Todo o esforço será feito para garantir a proteção dos nossos irmãos e irmãs cearenses. Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pelo apoio do Governo Federal neste momento", escreveu Camilo, em rede social.
O uso da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é autorizado apenas pelo presidente da República e acontece em caso de grave perturbação da ordem. A medida garante ao Exército, o poder de atuação provisória de polícia, até que a situação seja controlada.
Cnews