Diocese de Itapipoca segue determinações e suspende encontros e celebrações que aglomerem fieis


No último dia 13 deste mês a Diocese de Itapipoca através de seu administrador, Dom Antônio Roberto Cavuto, em consenso com o Conselho do Clero, determinou algumas posturas e hábitos no sentido de evitar a proliferação do COVID-19 e nesta terça-feira, dia 17, a Diocese decidiu por seguir orientações dos governos, federal e estadual, e tomar novas determinações. Veja em Nota.

NOVAS DETERMINAÇÕES EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS
COM A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Itapipoca, 17 de março de 2020
Queridos irmãos Padres, Diáconos, Religiosos(as) e leigos(as),
Paz e Bem!
No dia 13 deste enviei a todos vocês um comunicado contendo algumas determinações de prevenção, enquanto durar o perigo de contaminação do coronavírus.
Considerando os decretos emanados tanto pelo Governo Federal, como pelos Governos Estaduais, Municipais e também da CNBB Nacional, que prescrevem a interdição de todo tipo de aglomeração de pessoas, vimos a necessidade de nos adequar a estas prescrições. O Direito Canônico (Can. 87 §1) prevê que o bispo diocesano, por justa causa, pode dispensar os fieis das leis eclesiásticas. Assim, seguem estas novas determinações a serem observadas nas Paróquias e Comunidades de nossa Diocese. Os padres ou outras pessoas responsáveis pelas Comunidades que não seguirem estas determinações estarão sujeitos a sanções canônicas.
1 – Em todas as Paróquias e Comunidades, pelo período de quinze dias, a partir de hoje, fica suspensa a realização de encontros, assembleias, Via Sacra e outros eventos que possam aglomerar pessoas.
2 – Todos os fieis estão dispensados de obrigação prevista no cân. 1247, do Código de Direito Canônico, de participar das missas dominicais e nos demais dias de preceito. Poderão estar em comunhão acompanhando as celebrações que serão transmitidas pela PASCOM da Paróquia ou pelas Redes Sociais.
3 – Os Padres deverão continuar celebrando diariamente a Santa Missa, com um público restrito, e com transmissão pelas Redes Sociais.
4 – Ficam suspensos os Mutirões de Confissões, como também a Confissões Comunitárias e particulares, pois causam aglomeração de pessoas e muita proximidade entre o padre e o penitente.
5 – Ficam suspensas as celebrações dos Sacramentos do Batismo e do Matrimônio, como também, todos os encontros de catequese de Primeira Eucaristia, Crisma, de Grupos de Jovens, de Oração e de todas as outras atividades semelhantes.
6 – Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e os membros da Legião de Maria ficam dispensados das visitas aos idosos e doentes.
7 – As igrejas e capelas devem permanecer abertas para favorecer tempo de oração pessoal, visita ao Santíssimo Sacramento, mas sempre se evitando aglomeração de pessoas.
8 – É recomendável que as famílias cultivem momentos de oração, principalmente a recitação diária do Terço, para que o Senhor nos proteja de todas as doenças e males.
9 – Para não prejudicar as Paróquias em suas obrigações financeiras, solicito que todos deixem suas doações, ofertas e a devolução do dízimo nas Secretarias Paroquiais.
10 – Os Padres, Diáconos, Religiosos e Leigos que estiverem manifestando qualquer sintoma de gripe ou resfriado, para evitar qualquer contaminação, ficam dispensados de suas obrigações e se recolham em seus domicílios.
Estas prescrições são válidas por 15 dias, ou seja, até o dia 2 de abril. No dia 27 deste será realizada uma nova reunião, às 9hs, na Residência Episcopal, com a Coordenação Diocesana de Pastoral e os Padres da Forania I para avaliação da situação e ver que orientações serão elaboradas para a Semana Santa.
Vivemos uma situação de exceção e de extremo cuidado para com a nossa saúde e a saúde pública. É necessário que todos estejamos unidos e comprometidos com os cuidados necessários, recomendados pelas autoridades sanitárias de nosso país. Cabe a nós, unidos na fé e na esperança, perseverarmos na oração pessoal, familiar e comunitária. Que o Senhor nos ilumine e Maria por nós interceda.
A todos a minha fraterna saudação. Que o Senhor os abençoe.

Dom Antônio Roberto Cavuto
Bispo Diocesano de Itapipoca


via marioalmeidanoticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem