Projeto de Cultivo de algas na Praia de Volta do Rio, em Acaraú

imagem ilustrativa

O professor Quinto Barros, do curso técnico em Aquicultura da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, de Acaraú, idealizou o primeiro cultivo de algas marinhas em Acaraú. Conforme o docente, o principal objetivo do projeto é "a preservação dos bancos naturais de algas e promover a educação ambiental nesta localidade", frisou.

As algas, da espécie Gracilaria birdiae (macroalga vermelha), são cultivadas na praia acarauense de Volta do Rio. O sistema é gerenciado pela Associação dos Cultivadores de Algas da Volta do Rio, presidido por  Antônio Beleny Linhares da Costa, egresso do curso técnico em Aquicultura do campus de Acaraú do IFCE.

Conforme o professor Quinto, já foram instaladas 7 redes tubulares na praia para o cultivo das algas. "Estamos esperando colher até 500 quilos de algas até o final do mês de maio", informou. Alga essa que pode ter destinação gastronômica, cosmética, entre outras, possibilitando fortalecimento tecnológico e de pesquisa, além de geração de renda a produtores, com relevante potencial econômico.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú e da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará), escritório de Acaraú.

Reportagem: Edson Costa / Jornal Central de Noticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem