O estado do Ceará continua com um cenário desfavorável a precipitações. As atuais condições se dão, principalmente, ao posicionamento atual da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) — principal sistema indutor de chuvas no estado —, que segue afastada do Nordeste. Este quadro deve seguir até o próximo sábado (9), de acordo com previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Apesar da baixa expectativa, entre hoje e esta sexta-feira (8) municípios localizados na faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba poderão registrar precipitações variando entre fraca e moderada causadas por áreas de instabilidade oriundas de um efeito de brisa.
Neste momento, para o sábado, a tendência é de que apenas o litoral fique propício a precipitações. Porém, nestes três, a Funceme não aponta chances de acumulados mais expressivos.
Balanço de chuvas
Como adiantado pela Funceme nas previsões do tempo indicadas nos últimos dias, o Ceará tem registrado poucas em todas as macrorregiões. Entre as 7h da última quarta-feira (6), e 7h desta quinta houve precipitações cerca de 15 municípios.
Confira os principais acumulados nas últimas 24 horas:
– Jaguaruana (Posto Giqui): 17 mm;
– Senador Pompeu (Posto Senador Pompeu – Sede): 10 mm;
– Morada Nova (Posto Uiraponga): 9 mm;
– Bela Cruz (Posto Prata): 8,4 mm;
– Quixeramobim (Posto Assentamento Novo Canaã): 7 mm
Blog Elber Feitosa
Tags:
Ceará