A Polícia Federal deverá instaurar inquérito para investigar mais um golpe aplicado contra beneficiários do Programa Bolsa Família no Ceará. Desta vez, o alvo dos estelionatários foram moradores da cidade de Aracati, no Litoral Leste do estado (a 140Km de Fortaleza). O caso veio à tona quando as vítimas se dirigiram à uma lotérica para realizar o saque e descobriram que suas senhas estavam bloqueadas.
A partir deste fato, os beneficiários se dirigiram à agência da Caixa Econômica e conseguiram realizar o desbloqueio. Porém, a segunda surpresa desagradável aconteceu no momento de realizar o saque: o dinheiro já havia sido retirado, isto é, sacado ou transferido para contas de terceiro, provavelmente, “laranjas” de uma quadrilha de golpistas.
Uma das vítimas prestou um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia Regional de Aracati e informou que acredita que seu cartão tenha sido clonado. “Desconheço quem tenha feito o saque, pois só eu tenho acesso ao meu cartão e sei da minha senha”, disse a vitima ao prestar esclarecimentos na Polícia.
Dinheiro desviado
Outras vítimas do mesmo tipo de fraude já haviam prestado queixa na delegacia e ao chegar informações junto à Caixa descobriram que os saques e/ou transferências tinham sido realizados em Fortaleza.
Há duas semanas, uma investigação resultou na prisão de parte de uma quadrilha em São Paulo que vinha praticando este tipo de golpe, se apoderando do dinheiro de beneficiários de outro programa do governo federal: o auxílio emergencial da Pandemia do Covid-19.
O caso de Aracati deverá ser transferido da Polícia Civil
para a PF, por se tratar de benefício com verbas da União.
Fernando Ribeiro