O pagamento pode ser adquirido através do aplicativo Meu IPVA no site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Para gerar o boleto, o Documento de Arrecadação do Estado (DAE), é necessário informar o chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa.
Como em anos anteriores, os boletos não serão enviados pelos Correios para o endereço dos proprietários.
Quem quiser fazer oparcelamento poderá pagar o IPVA em até cinco vezes. A primeira parcela vence em 10 de fevereiro e a última em 10 de junho. O pagamento parcelado não tem o desconto de 5%.
O pagamento do IPVA Ceará pode ser feito nos bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas. É possível pagar o imposto com cartões de crédito Banco do Brasil ou Bradesco.
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) informou que o imposto tem redução média de 4,95%. E quem fizer o pagamento em cota única até 29 de janeiro de 2021 terá 5% de desconto.
As alíquotas do imposto variam de 2% a 3,5% sobre o valor venal dos automóveis. Para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas (com infração de trânsito) os percentuais são de 1% e 3,5%. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam IPVA de 1% sobre valor venal. Veículos elétricos têm alíquota de 0,50%.
Confira as datas de vencimento do IPVA:
29 de janeiro: cota única, com 5% de desconto
10 de fevereiro: primeira parcela, sem desconto
10 de março: segunda parcela, sem desconto
12 de abril: terceira parcela, sem desconto
10 de maio: quarta parcela, sem desconto
10 de junho: quinta parcela, sem desconto
O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 20
Roberto Moreira