Manifestantes foram às ruas neste sábado (29) em várias cidades do país para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Pessoas ligadas a partidos de oposição, movimentos sociais e de estudantes saíram em passeata em defesa do pagamento de R$ 600 de auxílio emergencial, verbas para universidades públicas e ampliação da vacinação contra a covid-19. Também houve protestos contra a privatização de estatais e a reforma administrativa.
Ceará
Em Fortaleza, no Bairro Benfica, faixas e cartazes demandavam mais vacinas contra a Covid-19, pediam o impeachment do presidente e do vice, Hamilton Mourão, e repudiavam o cenário político do país. Os participantes da ação tentavam se manter em filas indianas e com espaço entre as pessoas. Também houve uma carreata próximo à Arena Castelão. Carros ocupavam duas faixas da avenida, promovendo buzinaços e passageiros também levavam cartazes contra o presidente. As duas manifestações se encontraram na praça da igreja do Bairro de Fátima, onde o movimento foi encerrado com um ato ecumênico.
No interior do Ceará, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, também houve passeata e manifestantes saíram às ruas com cartazes onde lamentavam os mortos pela Covid-19 e pediam a saída de Bolsonaro da presidência. A Polícia Militar acompanhou a movimentação. De acordo com informações da assessoria da PM, os agentes dispersaram os manifestantes de forma pacífica, sem tumulto ou necessidade de uso de instrumentos de menor potencial ofensivo.
Ceará Agora