EDUCAÇÃO
Cruz e Sobral lideram ranking IOEB no Brasil com nota 6,7
Os municípios tiveram aumento na nota no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - IOEB 2021, com relação ao ano de 2020, que foi de 5,6 e 6,6 respectivamente.
Os municipíos além de liderarem o ranking nacional, ficaram com média acima do estado (5,5) e da nacional (5,0)
O IOEB engloba da educação infantil ao ensino médio de todas as redes educacionais do município - público e privada , incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar, e identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional de seus moradores. Esse é o segundo índice nacional mais importante de avaliação da Educação.
O Índice foi calculado com base nos dados do IBGE 2010, do Censo Escolar 2019 e do Saeb 2019. O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.
Na região do Baixo Acarau :
- Cruz(6,7),
- Jijoca de Jericoacoara (6,4),
- Morrinhos(5,9),
- Acaraú(5,8),
- Marco(5,8),
- Bela Cruz(5,5)
- Itarema(5,1)
Fonte: https://ioeb.org.br/