Igrejas são autorizadas a funcionar com 100% da capacidade, anuncia Camilo



 A partir deste sábado, 16, as igrejas poderão funcionar com 100% da capacidade. Medida foi anunciada pelo governador Camilo Santana na tarde desta sexta-feira, 15. Restaurantes poderão funcionar até as 3 horas e cinemas, shoppings e lojas de rua poderão ter até 80% da capacidade de pessoas. 

Eventos sociais corporativos poderão ser realizados com 300 pessoas em ambientes fechados e com 500 em ambientes abertos. Camilo anunciou ainda a criação de Grupo de Trabalho para, a partir da próxima segunda-feira, 18, discutir a realização das festas de fim de ano. 

Além disso, eventos esportivos poderão funcionar com 30% da capacidade dos estádios a partir deste sábado, 16. A partir do próximo sábado, 23, jogos poderão contar com 50% da capacidade de público. Atualmente, estão permitidos eventos esportivos com 10% da capacidade.

Ampliação foi anunciada em transmissão ao vivo na tarde desta sexta-feira, 15, após deliberação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, que traça as ações contra a Covid-19 no Ceará. 

"Quanto mais a gente avança na vacinação, mais a gente melhora os números de internação, casos e óbitos no Ceará", reiterou Camilo. Marcus Gadelha, secretário Estadual da Saúde, destacou que "estamos no melhor cenário de dados epidemiológicos desde o início da pandemia".

Decreto anterior 

No último decreto anunciado pelo governador no dia 1º de outubro, foi concedida permissão para que escolas optem pelo ensino presencial, ficando a modalidade híbrida ou remota disponível para aqueles impossibilitados de ir às aulas devido a questões de saúde comprovadas por meio de atestado médico. 

Restaurantes também receberam permissão para funcionar até às 2h. Além disso, eventos já liberados puderam funcionar com capacidade de 400 pessoas em ambiente aberto e 200 em fechado. O decreto entrou em vigor no dia 4 de outubro e teve validade de 15 dias.

Decretos na 2ª onda no Ceará

2º lockdown: o isolamento rígido em Fortaleza começou em 5 de março de 2021. No dia 13, decreto estadual estendeu as medidas para todo o Estado.

12 de abril: no dia 4 de abril, Camilo Santana anunciou o início da flexibilização no Ceará para o dia 12 de abril. Com a reabertura, foram permitidas algumas atividades de serviço e comércio em horários reduzidos, toque de recolher de segunda à sexta-feira e lockdown aos fins de semana. 

17 de abril: decreto anterior foi mantido, com liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos.

23 de abril: flexibilização avança com liberações para escolas, igrejas, templos. barracas de praia e academias de ginástica. Lockdown continua aos sábados e domingos.

30 de abril: Camilo anuncia flexibilização aos sábados e domingos, com autorização para funcionamento de comércio e restaurantes. Na semana, as regras seguem as mesmas.

7 de maio: após quatro semanas de flexibilização, o Ceará não avança na reabertura, mantendo as medidas em vigor. Dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames

14 de maio: Região de Fortaleza e de Sobral avançam na flexibilização, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições.

22 de maio: decreto anterior é prorrogado mantendo ampliação Fortaleza e de Sobral e medidas mais rígidas nas outras três regiões do Estado

29 de maio: decreto amplia flexibilização no Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, que passam à mesma situação de Fortaleza e Sobral. Cariri mantém restrições

4 de junho: decreto amplia horário de funcionamento de shoppings e restaurantes até 22 horas e toque de recolher vai para 23 horas. Exceção é Cariri, onde restrições são mantidas

11 de junho: governo libera aulas em todas as séries do ensino médio, amplia a capacidade de público em academias, reabre museus, bibliotecas e cinemas. Apenas o Cariri continua com restrições

18 de junho: governador anuncia prorrogação do decreto, interrompendo a sequência de reabertura. Restrições mais severas mantidas no Cariri.

25 de junho: governo libera aulas presenciais em universidades.

28 de junho: decreto autoriza o funcionamento de feiras livres.

9 de julho: anunciado aumento do horário do comércio.

23 de julho: restaurantes podem funcionar até 23 horas. Eventos podem receber até 200 pessoas.

6 de agosto: por causa da chegada da variante Delta, decreto é prorrogado sem mudanças.

20 de agosto: Camilo anuncia que restaurantes moderão funcionar até meia noite.

3 de setembro: Camilo amplia horário de comércio e academias.

17 de setembro: aulas liberadas com 100% da capacidade e anúncio de evento-teste

1º de outubro: restaurante poderão funcionar até 2h; ensino presencial reforçado


O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem